Notícias

Têm início testes mecânicos e hidráulicos nas comportas do Sistema Capim Branco

Remoção da ensecadeira, sistema que permitiu a construção da casa de máquinas abaixo do nível da represa, deve ser finalizada em alguns dias
11 de setembro de 2020
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Entra na reta final os testes mecânicos e hidráulicos no setor de captação da água bruta, uma das áreas mais importantes na produção da água do Sistema Capim Branco. Para a construção da casa de máquinas, abaixo do nível da represa e das cinco comportas, foi feita uma ensecadeira – espécie de tapume estanque provisório para manter em seco a construção abaixo do nível da água.

O trabalho de remoção da barragem (ensecadeira) iniciou-se nesta semana e deve ser finalizado nos próximos dias. A retirada vai permitir que a água chegue até as comportas e casa de máquinas para que tenham início os testes hidráulicos, como vedação, estanqueidade e resistência.

Têm início testes mecânicos e hidráulicos nas comportas do Sistema Capim Branco 1

A obra entra em pré-operação no próximo mês, fase em que o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), o  consórcio construtor e os fornecedores de equipamentos iniciam uma série de testes em todas as áreas do Sistema Capim Branco, como na parte elétrica, mecânica, automação, química e estanqueidade das estruturas civis. A previsão é que a água tratada esteja integrada aos atuais sistemas (Bom Jardim e Sucupira) em sete meses. “É neste momento que iremos checar item a item se tudo está funcionando devidamente, o que precisa de ajustes e assim por diante. Considero a pré-operação essencial neste processo de tratamento de água”, destacou o diretor geral adjunto, Leocádio Pereira.

Outras equipes seguem com a implantação, solda e pintura da tubulação no interior do Tunnel Liner, na travessia sob o Anel Viário Ayrton Senna, no cruzamento com avenida Pau Furado. Já na Estação de Tratamento, as equipes se concentram na parte elétrica e montagem dos filtros.

Sistema Capim Branco  

Têm início testes mecânicos e hidráulicos nas comportas do Sistema Capim Branco 2

O sistema Capim Branco de Água Potável, localizado próximo à comunidade da Tenda do Morena, na zona rural de Uberlândia, começou a ser idealizado em 1995, sendo retomado e financiado em 2012. As obras tiveram um avanço significativo nos três últimos anos e a conclusão está prevista para setembro deste ano, com início da pré-operação em outubro.

Após a conclusão da primeira etapa, o sistema Capim Branco, aliados aos já existentes Bom Jardim e Sucupira terão capacidade para fornecer água para 1,5 milhão de habitantes. O investimento aproximado da primeira etapa é de R$ 336 milhões, financiados e repassados em parcelas pela Caixa conforme o andamento dos trabalhos.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também