A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Uberlândia intensificou nesta semana ações de fiscalização em supermercados de todas as regiões da cidade. O trabalho contínuo visa observar a possível prática de preços abusivos em produtos da cesta básica, como o arroz, feijão, óleo, leite, entre outros.
A necessidade da fiscalização surgiu após o órgão notar nos últimos dias um aumento das reclamações dos consumidores referente aos valores desse tipo de produto. Com base nas apurações do Procon, em comparação com março deste ano, houve produtos que tiveram até 50% no aumento do preço.
Após uma série de tratativas e reuniões junto a representantes dos setores, a atuação do Procon nesta etapa contempla notificações e autuações onde sejam flagrados os preços abusivos. Após serem notificados, os responsáveis pelos supermercados terão um prazo de dez dias para apresentar a documentação necessária que justificaria o preço da mercadoria. Os dados serão analisados pela equipe técnica do órgão, que constatará a possível incidência de irregularidades.
“A população pode saber que sempre poderá contar com o Procon. Estamos diariamente nas ruas lutando para que sejam cumpridos todos os direitos do consumidor. Nesta época, mais do que nunca, nossa equipe está a postos para frear qualquer tipo de aumento abusivo e demais infrações”, destacou o superintendente Egmar Ferraz.
A comunidade pode comunicar casos em que se sinta lesada pelo telefone 151 ou pelo Zap da Prefeitura, no (34) 9 9774-0616. O contato também é possível pelo site www.faleprocon.uberlandia.mg.gov.br ou pelo e-mail procon@uberlandia.mg.gov.br