Notícias

Videoaulas do Escola em Casa estão garantidas para os próximos meses

Conteúdos inéditos são disponibilizados diariamente, com o objetivo de garantir que os estudantes mantenham uma rotina educacional
17 de setembro de 2020
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Pensar na segurança e na proximidade do aluno com a escola é uma das prioridades da Prefeitura de Uberlândia, principalmente neste período de pandemia causada pelo novo coronavírus, onde as escolas precisam permanecer fechadas. Com isso, a Secretaria Municipal de Educação tem garantido a continuidade do ensino, por meio de videoaulas em tv aberta e internet. Nesta semana, o município prorrogou o contrato com a TV Universitária (Fundação Rádio e Televisão Educativa de Uberlândia) para garantir o atendimento para os próximos meses.  

A parceria com a instituição educativa segue contemplando a utilização do estúdio e equipamentos de TV para a gravação das aulas e sua respectiva veiculação, bem como a mão de obra especializada para cinegrafia, áudio, iluminação e edição.

Os conteúdos são interdisciplinares e estão sendo produzidos pela equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, com apresentação conduzida pelos próprios professores. Os programas contemplam a Educação Infantil, todos os anos do Ensino Fundamental, a Educação de Jovens e Adultos (EJA), o Programa Municipal de Alfabetização de Jovens e Adultos (Pmaja) e o Atendimento Educacional Especializado (AEE).

A disponibilização dos conteúdos das videoaulas e dos materiais didáticos é feita em sincronia na plataforma Escola em Casa, de acordo com o planejamento do semestre elaborado pela Secretaria Municipal de Educação. Cada videoaula comporta três componentes curriculares, reforçados pelos materiais disponibilizados semanalmente no portal Escola em Casa.

Escola em Casa

O programa “Escola em Casa” teve início no mês de abril como um portal on-line, onde os estudantes da Rede Municipal de Ensino têm acesso gratuito a materiais didáticos diversos durante o período de suspensão temporária das aulas presenciais. Posteriormente, desde o dia 1º de junho, o programa foi expandido para TV aberta, com exibição diária de videoaulas gratuitas disponibilizadas, também, no Portal Escola em Casa e no Youtube da Prefeitura de Uberlândia.

Para quem não tem condições de imprimir o material ou não possui acesso à internet, as escolas fornecem as apostilas. As escolas ficam disponíveis a pais e estudantes, servindo como mediadoras entre professores e alunos e estão abertas para retirada do material nos seguintes dias e horários:

– Ensino Fundamental: terças, quartas e quintas-feiras – das 8h às 11h e das 13h às 16h.

– Ensino Infantil: quartas-feiras – das 8h às 11h e das 13h às 16h.

Horários de exibição do Escola em Casa em TV aberta (canal aberto 4.1 e 8 na Algar IPTV):

– Segunda a sexta-feira, das 9h às 11h (Educação Infantil e Ensino Fundamental)

– Segunda e quarta-feira, das 19h30 às 20h30: Educação de Jovens e Adultos e Programa Municipal de Alfabetização de Jovens e Adultos

– Sábado, às 14h30: Conteúdo especial para alunos do Atendimento Educacional Especializado

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também