Notícias

Diagnóstico precoce das ISTs é fundamental para eficácia dos tratamentos

Ambulatório IST/Aids oferece exames e tratamentos gratuitos; Devido à pandemia, unidade adotou medidas de segurança para continuar com o acolhimento da população
22 de setembro de 2020
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Por meio do Programa IST/Aids e Hepatites Virais, a Prefeitura de Uberlândia conscientiza de forma constante a comunidade sobre a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), que prejudicam a saúde e a vida das pessoas, independentemente do gênero e da faixa etária.  

Quanto mais cedo ocorrer a descoberta da IST, melhores são as chances de eficácia do tratamento. Por se tratar de um serviço fundamental ao bem-estar do cidadão, a equipe do Ambulatório IST/Aids Herbert de Souza empregou algumas estratégias para continuar acolhendo a população. Além de adotar todas as medidas de segurança, visando o distanciamento social, os testes rápidos agora são agendados.

“A situação envolvendo o novo coronavírus tomou conta da vida de todos, mas não podemos esquecer que as ISTs continuam presentes. Sabemos que agora muitos estão com medo de procurar uma unidade de saúde, por isso adotamos uma série de medidas para continuar garantindo os atendimentos à comunidade. A pandemia não pode ser justificativa para não procurar ajuda”, reforçou a coordenadora do Programa, Cláudia Spirandelli.

Para os pacientes que fazem o acompanhamento na unidade, as consultas seguem sendo agendadas normalmente e os profissionais estão adotando as medidas de segurança recomendas. Além disso, os medicamentos são entregues com um prazo maior de consumo para que os pacientes evitem ir ao ambulatório com frequência.

Outra mudança foi em relação à realização dos testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C, que são sigilosos e oferecidos gratuitamente pela Secretaria Municipal de Saúde.  Antes da pandemia do novo coronavírus, os interessados em realizar o teste podiam procurar a unidade sem agendamento. Agora, é necessário entrar em contato com a equipe e verificar quais horários estão disponíveis. Os agendamentos são feitos pelo telefone: (34) 3215-2444.

O resultado do teste rápido para as ISTs fica pronto entre 15 e 20 minutos. Para fazer exame, os enfermeiros coletam uma gota de sangue, que é colocada em uma lâmina junto com os reagentes. Quando o resultado é positivo para qualquer uma das infecções sexuais, o paciente já é acolhido pela equipe do Ambulatório para receber as primeiras informações e os agendamentos das consultas médicas necessárias. Para todas as ISTs há tratamento gratuito e acompanhamento médico oferecidos pelo Ambulatório Herbert de Souza e unidades de saúde da rede.

A coordenadora do ambulatório, Cláudia Spirandelli, explica também que, embora os testes sejam gratuitos, não é recomendada a realização de forma indiscriminada. Podem fazer os exames pessoas que passaram, recentemente, por situação de risco, como: sexo sem proteção ou uso compartilhado de agulhas.

O Ambulatório IST/Aids Herbert de Souza fica na rua Avelino Jorge Nascimento, nº 15, bairro Roosevelt. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também