Notícias

Horto Municipal retoma atendimento presencial hoje (23)

Doações de mudas acontecerão mediante agendamento por telefone
23 de setembro de 2020
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A partir de hoje (23), o Horto Municipal retomará os atendimentos presenciais, mediante agendamento e obedecendo todas as normas de segurança para população e servidores. O serviço de doação de mudas, fundamental na arborização de espaços públicos e privados, estará disponível para moradores da área urbana. A população da zona rural passará a ter atendimento a partir de 1º de outubro. O telefone para solicitações é o (34) 3213-6676.

A reabertura considera a chegada da primavera e do período de chuvas, propícios para o enriquecimento da flora e plantio de espécies. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos adotou medidas para garantir o distanciamento, como as orientações técnicas e entrega das mudas sem a necessidade de adentrar ao recinto.

Atualmente o Horto Municipal produz e doa espécies frutíferas, ornamentais e diversas. De janeiro a agosto, foram 4.023 mudas destinadas para zona urbana e outras 4.579 para a zona rural. Nos primeiros meses do ano, antes da pandemia, 400 mudas foram doadas em eventos. Seguindo recomendações para a saúde dos profissionais, a produção seguiu ao longo do ano com 63.114 mudas: 26.755 frutíferas, 15.381 frutíferas, 19.380 ornamentais e 1.628 palmeiras.

As equipes também realizaram 5.031 plantios e manutenções, 4.493 podas preventivas e 509 supressões determinadas por análise técnica.

Doações de mudas

Moradores da área urbana têm direito a uma muda para cada 10 m de calçada em sua residência, além de uma para o quintal. Já para a zona rural, propriedades com até 1 mil m² têm direito a cinco espécies, sendo cinco nativas e cinco frutíferas. Donos de áreas entre 1 mil m² e 2 mil m² podem conseguir 15 mudas, sendo dez nativas e cinco frutíferas. Por fim, propriedades acima de 2 mil m² terão direito a 30 espécies, sendo 20 nativas e dez frutíferas. Os interessados devem apresentar escritura do imóvel ou contrato de compra e venda.

Funcionamento especial

O Horto Municipal está situado no complexo do Parque do Sabiá, na esquina da Rua Benjamin Magalhães com a avenida Anselmo Alves dos Santos, bairro Tibery. O local está aberto de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

Que tal plantar uma árvore?

Horto Municipal

Endereço: avenida Anselmo Alves dos Santos, bairro Tibery
Telefone para agendamento(34) 3213-6676
Funcionamento: segunda a sexta, das 7h às 16h

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também