Para ampliar e melhorar o atendimento oferecido à população em serviços da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura de Uberlândia tem investido na modernização estrutural de equipamentos públicos. O resultado de parte desses investimentos já pode ser conferido por usuários das Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) dos bairros Jardim das Palmeiras e Jardim Ipanema, cujas obras foram entregues em agosto.
Outras cinco intervenções estão em andamento, contemplando, além de UBSFs, Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) e um Centro de Especialidades Odontológicas. As obras estão a cargo de construtoras licitadas e o trabalho é fiscalizado pela Secretaria Municipal de Obras. Os recursos são oriundos da Secretaria Municipal de Saúde.
“A nossa preocupação com a Saúde precisa englobar todas as áreas e, por isso, mesmo com a atenção especial que precisamos ter em relação à Covid-19, continuamos avançando com revitalizações e ampliações dos equipamentos públicos desse setor. A nossa população pode ter certeza de que, da nossa parte, há todo o empenho para que cada vez mais se ofereça em Uberlândia um atendimento de qualidade e humano”, afirmou o prefeito Odelmo Leão.
Centro de Especialidades Odontológicas
Com o objetivo de concentrar em um único lugar os serviços da área de odontologia, hoje divididos entre as UAIs, o Centro de Especialidades Odontológicas ficará sediado no antigo prédio do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), localizado na Rua Martinésia, Centro. Atualmente, 80% da obra de adequação do imóvel foi concluída, englobando acessibilidade, construção de cômodos destinados a radiologia, esterilização e acomodação de compressores, pintura interna e externa, troca de portas, divisão de espaços para elaboração de consultórios e produção de projetos hidrossanitários e de gás.Em fase de acabamento, as melhorias são conduzidas pela Martins Medeiros LTDA.
UAI Planalto
Na UAI Planalto, 87% do projeto já foi executado pela construtora Fiel Rosa. Em fase final e com parte das benfeitorias já em uso pela comunidade, estão em andamento a pintura de toda a unidade e acabamentos.
No local, foram construídos três novos consultórios, duas salas de apoio para a equipe, uma enfermaria feminina (com 14 novos leitos) e uma enfermaria infantil (com três leitos). A sala de emergência foi ampliada e outros dois cômodos foram transformados em consultórios.
UAI Pampulha
A Unidade de Atendimento Integrado do bairro Pampulha é outro equipamento que passa por reforma e ampliação. Executado pela Lok Service Tecnologia Eireli, 40% do projeto está concluído.
A obra contempla a ampliação de um novo espaço com cerca de 440 m², pintura e readequação dos espaços internos da unidade. Na ampliação, há previsão de uma nova farmácia, recepção, sala de reuniões, sala de educador físico, descanso para funcionários e consultórios médicos. Nesta quinta-feira (1º), as lajes foram concretadas. Fundações, contrapiso, rede de esgoto e alvenaria estão sendo executadas. A próxima fase é a de acabamentos, com a finalização também das instalações elétricas e hidráulicas.
UBS Guarani
A reforma e ampliação da UBSF Guarani está em fase de acabamentos, com 95% das intervenções concluídas pela Fiel Rosa. Entre as melhorias estão a ampliação da varanda, da área de espera, construção de uma sala de esterilização, adequação de espaço para desenvolvimento de aulas de fisioterapia, reforma dos banheiros e revitalização de toda a pintura, tudo para promover maior acessibilidade e bem-estar aos usuários. A unidade está localizada na rua da Polca, nº 601, e funciona das 7h às 19h.
UBSF Marta Helena
A UBSF Marta Helena está sendo erguida na avenida Balaiadas, cruzamento com a avenida Elis Regina, pela construtora Fiel Rosa. Até o momento, 25% da obra foi concluída com muros, aterro e fundação prontos. Na atual etapa, a equipe se prepara para fazer a parte de alvenaria. O espaço deve beneficiar cerca de 15 mil moradores da região.
UBSF Shopping Park
Na UBSF Shopping Park, 28% da obra já foi executada pela Service Construções e Serviços Eireli. São 590 m² de área, com espaços destinados a triagem, consultórios médicos, consultório odontológico, sala de curativos, sala de vacinação, sala de esterilização, sala de reuniões, rouparia, vestiários, entre outros.
A nova unidade atenderá cerca de 15 mil pessoas e fica entre as ruas Maria Marquês da Silva e Julieta Oliveira Jordão. Atualmente, o trabalho está na fase de concretagem das lajes e aplicação de chapisco em toda a alvenaria.