Notícias

Exames preventivos são intensificados no mês do ‘Outubro Rosa’

5 de outubro de 2020
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Quanto mais cedo o câncer de mama for diagnosticado, maiores são as chances de cura. Por isso, a Prefeitura de Uberlândia intensifica as ações de prevenção em todas as unidades de saúde da rede pública durante o “Outubro Rosa”, mês de mobilização e conscientização sobre o câncer de mama.

Devido à situação da pandemia do novo coronavírus, as equipes das unidades básicas de saúde desenvolveram várias ações de prevenção seguindo todos os cuidados e as orientações de distanciamento social. Entre elas está a retomada dos exames de mamografia no Mamógrafo Móvel, que foram suspensos devido à pandemia. Seguindo a recomendação da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), a Secretaria Municipal de Saúde oferta a mamografia de rastreamento às mulheres com idade entre 40 e 69 anos, que devem fazer o exame a cada dois anos.

O equipamento, instalado na área externa da Unidade de Atendimento Integrado (UAI) São Jorge, já começou a receber os atendimentos. Os exames continuam sendo agendados pelas unidades de saúde por meio da Central Municipal de Regulação. São realizados cerca de 10 exames por dia, com intervalo de marcação de 30 minutos para que os profissionais façam a higienização do espaço.

Promoção da Saúde da Mulher

Além do trabalho de conscientização e prevenção do câncer de mama, a Prefeitura de Uberlândia aproveita o momento de mobilização para desenvolver outras ações focadas na saúde da mulher, como os cuidados para evitar também o câncer de colo de útero.

Adequadas às mudanças provocadas pela pandemia, as equipes das unidades de saúde estão fazendo as divulgações de conscientização de forma remota, por meio dos grupos de Whats App que as unidades gerenciam com a comunidade da área de cobertura.

Também há a intensificação da coleta de citologia (exame Papanicolau), respeitando o prazo de um atendimento para higienização adequada da sala e evitando aglomeração, e a busca ativa para marcação de consultas de rotina daquelas mulheres que ainda não compareceram na unidade neste ano, como a mamografia.

Na próxima sexta-feira (9), os profissionais de saúde participarão de uma videoconferência de capacitação com o mastologista Raphael Bettero, que vai falar sobre a importância do diagnóstico precoce. A capacitação, segundo a coordenadora da Atenção Primária, Karina Kelly de Oliveira, é para orientar os profissionais a respeito de identificação, diagnóstico e tratamento das lesões.

“Durante todo o ano fazemos o trabalho de prevenção com as mulheres nas unidades de saúde. Em outubro, aproveitamos a mobilização nacional para reforçar com todos, inclusive com os profissionais, sobre a importância do diagnóstico precoce. Sabemos do momento delicado que estamos passando, mas não podemos esquecer as outras doenças. Por isso, nos adaptamos ao ‘novo normal’ para continuar oferecendo os cuidados”, observou.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também