Com a finalidade de garantir, de modo seguro e gradual, o funcionamento das atividades econômicas no Município, a Prefeitura de Uberlândia, junto ao Núcleo Estratégico do Comitê Municipal de Enfrentamento ao Covid-19, emitiu uma nova deliberação, instituindo o Plano Municipal de Funcionamento das Atividades Econômicas Durante o Período de Pandemia de Covid-19. O documento foi publicado hoje (7) no Diário oficial do Município e, por meio dele, fica revogada a adesão ao Plano Estadual Minas Consciente, permitindo ações mais imediatas e pontuais no gerenciamento da crise sanitária causada pela pandemia do novo coronavírus – SARS-CoV-2.
Por meio do Plano Municipal, as atividades econômicas foram classificadas conforme as seguintes fases de abertura: Fase Rígida, caracterizada pela cor vermelha; Fase Intermediária, caracterizada pela cor amarela; e Fase Flexível, caracterizada pela cor verde. De hoje (7) a 16 de outubro, segundo determinações do novo plano e última avaliação do Núcleo Estratégico do Comitê Municipal de Enfrentamento ao Covid-19 de ontem (6), o município enquadra-se na fase amarela (intermediário).
Fica permitida a execução de atividades de entretenimento, dentre elas projeções em televisores, monitores e telões, utilização de máquinas de reprodução musical e shows ao vivo, mesas de sinuca e similares, desde que respeitadas normas de biosseguranças que podem ser acessadas aqui.
Atividades econômicas classificadas na Fase Intermediária e localizadas fora do hipercentro poderão funcionar de forma presencial de segunda a sábado, das 9h às 18h. Já aquelas que estão dentro do hipercentro poderão atender presencialmente de segunda a sexta, das 10h às 16h, e aos sábados, das 09h às 14h.
Outra mudança diz respeito a restaurantes, pizzarias e bares (exceto aqueles localizados em ponto de parada de rodovias), que podem realizar atendimento em mesas todos os dias, das 11h às 23h.
Para acessar as demais alterações e atividades econômicas que poderão funcionar durante a fase amarela, clique aqui.