Notícias

Escola em Casa indica adesão de 87% dos alunos municipais

Pesquisa da Secretaria Municipal de Educação foi respondida por mais de 27 mil famílias
8 de outubro de 2020
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Uma pesquisa realizada com os pais e responsáveis por alunos da rede municipal mostrou que a adesão ao Programa Escola em Casa, da Secretaria Municipal de Educação, chega a 87% dos estudantes. A abrangência e aceitabilidade do recurso foi revelada por um questionário respondido por 27.551 famílias de alunos de 163 unidades da rede municipal de ensino, composta por 121 escolas municipais e 42 Organizações da Sociedade Civil (OSCs). A consulta foi realizada via internet, entre os dias 28 e 30 de setembro.

Ao responderem sobre como os estudantes têm realizado as atividades remotas disponibilizadas pelo Escola em Casa, 40% responderam que preferem utilizar as atividades impressas entregues pelas escolas. Considerando os 27.551 questionários respondidos, isto implica em mais de 11 mil estudantes. O total de alunos que assistem as aulas pela TV Universitária ou pelo Portal da Prefeitura é de 34% (9.367). Já os que acessam as atividades pelo portal Escola em Casa (internet) é de 13% (3.581). A mesma porcentagem (13%) diz respeito aos que não realizam as atividades. Quanto a esses, secretaria continuará fazendo o processo de Busca Ativa para entender o motivo da não adesão, bem como para possibilitar, quando possível, a inserção do aluno no processo de educação remota.

Escola em Casa

Imagem: Divulgação

O Escola em Casa teve início no mês de abril como um portal on-line, onde os estudantes municipais têm acesso gratuito a diversos materiais didáticos durante o período de suspensão temporária das aulas presenciais, uma das medidas adotadas pela administração municipal dentro da política de enfrentamento à pandemia causada pelo novo coronavírus. Posteriormente, em junho, o programa foi expandido para a TV aberta, com exibição diária de videoaulas gratuitas pela TV Universitária (Fundação Rádio e Televisão Educativa de Uberlândia), além de ser disponibilizado no Portal da Prefeitura de Uberlândia (www.uberlandia.mg.gov.br).

Por meio do programa, conteúdos são atualizados semanalmente, com o objetivo de garantir que os estudantes mantenham uma rotina educacional. No menu da plataforma na internet, por exemplo, o usuário tem acesso a itens que destacam informações sobre o recurso, material didático, sala de leitura e jogos interativos. Os materiais podem ser impressos e estão divididos por ano escolar.

Para quem não tem condições de imprimir as apostilas ou não possui acesso à internet, as escolas fornecem os materiais impressos. As unidades ficam ainda disponíveis a pais e estudantes, servindo como mediadoras entre professores.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também