Nos últimos anos, o acesso e permanência de pessoas com deficiência aos estudos tornaram-se uma realidade tangível. Leis, decretos, movimentos e políticas públicas minimizaram a desigualdade de condições, assegurando o direito e, sobretudo, apontando possíveis condições para o empoderamento e inclusão social das pessoas com deficiência. Pensando nisso, a Biblioteca Municipal Juscelino Kubitscheck conta com a Sala Incluir, que possui ferramentas importantes para que os uberlandenses com algum tipo de deficiência possam ter acesso à informação.
A acessibilidade de mobiliário e equipamentos, acessibilidade metodológica, e acessibilidade à informação fazem da Sala Incluir e do Centro Municipal de Cultura um lugar de referência para atender a todas as pessoas com equidade e respeito. Apesar de estar momentaneamente fechado devido à pandemia causada pelo novo Coronavírus, o espaço segue sendo aprimorado para garantir ainda mais a democratização do acesso à informação.
Nesta semana, a Sala Incluir recebeu a doação do Instituto Alair Martins de três novos equipamentos: Acionador Glassoure, Mouse Joystick Optima/Pretorian e Monitor com Tela de toque Elotouch 15” – Widescreen. Os equipamentos possibilitam que o usuário realize tarefas com autonomia, como jogar videogame, utilizar o computador, melhorando a interação com os usuários, dentre outras.
Horários
Em decorrência da pandemia do Novo Corona Vírus, a Biblioteca Municipal de Uberlândia se encontra fechada, porém a partir do próximo dia 13 de outubro, voltará a atender com o empréstimo e devolução de livros.