Notícias

Recapeamento alcança 285 km de vias recapeadas

Obras aumentam a vida útil de pavimentos e reduzem gastos constantes com operação tapa-buraco.
21 de outubro de 2020
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Desde 2017 a Prefeitura de Uberlândia vem executando o serviço de recuperação asfáltica em diversas vias. As obras fazem parte de um pacote de mobilidade urbana, conhecido como Uberlândia Integrada II. Além do recapeamento, obras como viadutos, elevados, trincheiras e prolongamentos de vias também estão inclusos.

Até o momento, o investimento superior a R$ 58 milhões do Município beneficiou 285 quilômetros de vias recapeadas, totalizando 224 ruas e avenidas em 45 bairros. A seleção das vias é feita a partir de critérios como volume de tráfego, presença de transporte coletivo e estado de degradação do pavimento. Com o recapeamento, são reduzidos os gastos e a frequência de operações tapa-buraco e, ainda, o novo asfalto ganha uma vida útil da pista de 10 anos.

Para cada via acontece uma análise. O procedimento é feito para ver qual tipo de recuperação será necessária. Nas pistas que possuem alto grau de degradação, o recapeamento é feito com o Concreto Betuminoso Usinado à Quente, conhecido como CBUQ. Já nos pavimentos que estão em início de desgaste e não necessitam da aplicação tradicional, é aplicado o microrrevestimento. A técnica é adotada em rodovias e aeroportos, pois promove o prolongamento da vida de asfaltos com fissuramento. Para concluir, as vias recebem nova sinalização horizontal.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também