Termina nesta sexta-feira (30) a Campanha Nacional de Multivacinação 2020, que busca atualizar o cartão de vacina de crianças adolescentes de 0 a 14 anos e reforçar a dose para a Poliomielite nas crianças de 1 a menor de 5 anos. A Campanha começou no dia 5 de outubro e mais de 19 mil crianças ainda não garantiram o reforço que protege contra a paralisia infantil.
A meta da campanha é verificar os cartões de vacina de 130 mil crianças e adolescentes (de 0 a 14 anos) para certificar se estão em dia ou precisam receber alguma dose. Deste público, 33 mil crianças (de 1 a menor de 5 anos) devem receber uma dose de reforço para a Poliomielite, mesmo se a caderneta estiver em dia. Até o momento, foram aplicadas pouco mais de 14 mil doses desta vacina, que representa aproximadamente 43% da meta estabelecida.
O município tem à disposição 74 salas de vacina para atender a comunidade. Além disso, desde o início da Campanha, os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde estão engajados e desenvolvendo várias estratégias para garantir que as crianças fiquem protegidas, conforme contou a coordenadora do Programa de Imunização, Claúbia Oliveira.
“Temos salas de vacinas em vários pontos da cidade e com diferentes horários de funcionamento para melhor atender a população. Os profissionais também fizeram busca ativa dos pais pelo Whats app, vacinação em casa e disponibilizaram pontos estratégicos de imunização nos bairros, como praças, farmácias e supermercados. Entendemos a situação da pandemia, mas não podemos esquecer que existem outras doenças que ainda circulam no nosso país e a vacinação é a única forma de prevenção”, ressalta.
Todas as salas de vacina estarão abertas nesta quinta (29) e sexta-feira (30). Nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) o funcionamento é das 7h30 às 16h30. Já nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), o atendimento acontece das 7h30 às 18h. Nas Unidades de Atendimento Integrado (UAI), o horário é das 8h às 20h.