Os donos de cães e gatos têm até sábado (14) para procurar um dos 40 postos de vacinação para deixar os animais protegidos contra a raiva. A etapa urbana da 36ª edição da Campanha de Vacinação Antirrábica começou no último sábado e a estimativa é aplicar 70 mil doses. A campanha teve início na zona rural percorrendo propriedades, fazendas e chácaras, onde foram imunizados 14.331 animais.
O Programa de Controle da Raiva disponibilizou mais de 40 pontos de vacinação (confira aqui), que foram mapeados para atender todos os setores da cidade. Os proprietários podem levar seus animais sempre das 8h às 16h. Devem receber a vacina os cães e gatos com mais de três meses de vida. Já os animais que estiverem doentes ou no período de gestação e lactação não podem ser imunizados.
A coordenadora Programa de Controle da Raiva, Lilian Vieira Andrade, explicou que, caso o animal que não possa receber a dose agora, basta o proprietário procurar o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para aplicação quando estiver saudável ou após o desmame dos filhotes. A coordenadora deu também algumas dicas para que a imunização dos cães e gatos seja feita com segurança.
“É fundamental também que a população leve os cachorros nas coleiras para facilitar a aplicação da dose. Para animais de grande porte ou agressivos, também é essencial o uso de focinheiras. Já os gatos devem estar envolvidos em toalhas ou em materiais adequados para proteção. Essas são medidas essenciais para manter a segurança dos donos e dos vacinadores durante o processo”, explicou.
A coordenadora reforçou que não é necessário levar o cartão para garantir a imunização. Será entregue aos proprietários um comprovante que poderá ser anexado ao documento posteriormente.