Investindo na capacitação dos produtores rurais cadastrados no Programa de Desenvolvimento de Novos Negócios Rurais – o Novo Agro, a Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Distritos fecha mais um ciclo neste fim de semana. Desde março do ano passado, vem sendo trabalhado com esses agricultores, junto ao Sítio Sementes (DF), os pilares da Agroecologia e o conceito da agricultura sintrópica, caracterizada pela organização, integração, equilíbrio e preservação de energia no ambiente.
Após três etapas que trabalharam o planejamento, o plantio, o manejo e a colheita desses produtos, a capacitação terminará neste sábado (14) com a abordagem da maneira de comercialização. “O Sítio Sementes é referência nacional e internacional no conceito da agroecologia e dentro do Novo Agro queremos oferecer o que há de melhor para a capacitação e aprimoramento dos nossos produtores. O resultado foi excelente e iremos trabalhar agora com a expansão das ideias que foram repassadas para cerca de 40 inscritos que participaram, para todos aqueles outros que estiverem interessados na técnica”, disse a secretária municipal de Agropecuária e Abastecimento, Walkiria Naves.
A iniciativa apresentada pelo Sítio Semente consiste no manejo e implantação de modelos de cultivo de produtos anuais juntamente com árvores. O entendimento dos processos naturais para uso na agricultura permite a produção livre de agrotóxicos e adubos sintéticos. Dessa forma, é possível um plantio de regeneracão do ecossistema, além de capacitar para o beneficiamento e comercialização dos produtos.
Proprietária do Sítio Semente e instrutora, Nathália Mugut parabenizou o município pela iniciativa de investir na capacitação dos produtores rurais do município. “Trabalhamos neste sentido há muito tempo e posso afirmar que Uberlândia foi pioneira no que foi oferecido aos agricultores. Além de ofertar o curso, os resultados foram excelentes pelo aporte por parte da prefeitura, colocando à disposição o maquinário, os insumos e principalmente as mudas. Isso resultará em uma produção muito mais natural, de qualidade e, além disso, em um sistema sustentável pra os produtores”, afirmou.
Novo Agro
O Novo Agro foi lançado em novembro de 2017 para estimular o desenvolvimento da economia rural no município e transformar as atuações comerciais no campo. Com aproximadamente dois mil produtores beneficiados, já foram desenvolvidas diretrizes como a criação de novas leis, elaboração de postos de comercialização, auxílios, cursos e eventos.
Todas as atividades propiciaram uma atuação mais profissionalizada dos produtores uberlandenses. Além da Agroecologia, há ações em cinco pilares principais: Piscicultura, Agroindústria de Pequeno Porte, Turismo Rural, Gastronomia e Avicultura Caipira. O programa já alcançou inúmero resultado e rendeu ao prefeito Odelmo Leão o Prêmio Sebrae de Prefeito Empreendedor.