Mais 810 pontos de iluminação pública começam a ser modernizados com a implantação de luminárias de LED a partir deste sábado (14). Em compromisso da Prefeitura com a população, a Parceria Público-Privada da Iluminação Pública chega a 116 pontos do bairro Alvorada, e retorna aos bairros Custódio Pereira e Segismundo Pereira. A iniciativa reforça a segurança nas vias e gera economia sem custos adicionais aos moradores.
O trabalho executado pela Engie foi iniciado em maio deste ano, contemplando mais de 110 bairros e loteamentos com atendimento a mais de 15 mil vias. A previsão é que, até fevereiro de 2022, a iluminação pública de toda a cidade esteja modernizada.
A seleção das primeiras vias atendidas foi baseada na necessidade de reforço na segurança, grande extensão e trafegabilidade de pedestres e veículos.
Andamento
Foto: Cleiton Borges – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU
Nesta primeira etapa, serão 45.727 pontos atendidos, com conclusão prevista para fevereiro de 2021. As demais vias do município serão atendidas em dois outros marcos, iniciados na sequência. A previsão é de que 75% da modernização ocorra até o 15° mês (agosto de 2021) e a conclusão até o 21° mês (fevereiro de 2022). Ao fim de todo o processo, haverá a substituição de aproximadamente 87 mil luminárias. Além de proporcionar melhoria na iluminação, a medida prevê a economia de no mínimo 49,39% no consumo de energia pública sem custos adicionais para os moradores.
Atendimento amplo
A PPP prevê ainda, onde houver necessidade, a troca de braços, relés, cabos, iluminação de destaque e ampliações da rede. Outro destaque é a implantação da telegestão que possibilita a verificação do comportamento de 25% das luminárias através de interface integrada e online com a CCO, o que trará rapidez na detecção de falhas de equipamentos. O serviço está disponível para a população através do 0800 006 1739.