Até o final de novembro- mês da conscientização dos homens sobre a prevenção ao Câncer de Próstata e dos cuidados com a saúde-, as equipes das unidades básicas de saúde do município realizam ações para reforçar com o público masculino a importância dos bons hábitos e de estar em dia com os exames.
Por evoluir lentamente, o câncer de próstata tem os sintomas percebidos quando já está em estágio avançado, dificultando o tratamento. Mas há outras situações abordadas neste mês: conforme orientações da caderneta da Saúde do Homem, do Ministério da Saúde, são promovidos o acesso e o acolhimento ao setor, a saúde sexual, paternidade e cuidado e a importância da imunização.
Devido à pandemia, não há encontros nem palestras como nos anos anteriores. A estratégia desenvolvida este ano pelas equipes das unidades básicas de saúde é a busca ativa para reforçar os cuidados e a prevenção. Por meio de ligações, mensagens via Whatsapp e visitas rotineiras dos agentes de saúde, os profissionais dão orientações para impulsionar a marcação de consulta e a realização de exames.
“Cada equipe conhece o seu território e realiza o trabalho de prevenção, feito todos os dias, mas o mês de novembro é um marco, onde chamamos a atenção para a saúde do homem. Os números mostram que a doença está aí e eles precisam fazer os exames de prevenção, além de cuidar da saúde de uma forma geral”, explicou a coordenadora da Atenção Primária, Karina Kelly de Oliveira.
Ao todo, o município de Uberlândia tem 69 pontos de atendimento da atenção primária (UBS e UBSF), que estão mobilizados neste mês de conscientização. A coordenadora ainda ressaltou que todas as unidades estão preparadas, seguindo todas os cuidados de proteção contra a Covid-19, para recebê-los e orientá-los da melhor forma possível.