A mesa dos alunos da Emei do bairro Shopping Park ficará mais recheada a partir desta terça-feira (24). Como forma de complementar ao kit alimentação, a Prefeitura de Uberlândia começou a distribuir nesta semana, excepcionalmente, os pacotes de carnes de frango, suína e bovina para os alunos de famílias cadastradas no Bolsa Família. A iniciativa foi tomada devido à suspensão das aulas presenciais no período da pandemia.
Na casa de Helena Lopes, avó da Alice de 5 anos, o kit tem feito a diferença no dia-a-dia. Afastada do trabalho por problemas de saúde, Helena está sem renda e o kit tem sido a base da alimentação do lar em que mora com a filha e a neta. “A escola sempre nos avisa da entrega do alimento, faz tudo com muita organização. Nessa crise que estamos, esse alimento faz toda a diferença. Além disso, criança em casa o dia inteiro acaba comendo mais vezes”, disse.
Para evitar aglomeração, a unidade organizou uma escala. Um dia antes, as famílias foram comunicadas do horário reservado para ir à escola retirar o pacote de carne. Por ser um alimento congelado, a coleta é feita na própria escola, onde os alimentos estão devidamente armazenados nos congeladores. Hoje a entrega foi direcionada aos alunos de 4 e 5 anos; amanhã será a vez das crianças de 0 a 3. Dos 520 alunos da Emei, 162 estão cadastrados no programa social que lhes dá direito ao kit alimentação.