Notícias

Mais de 30 pessoas e empresas já aderiram ao programa Adote uma Praça

Balanço de 2017 a 2020 evidencia os laços estreitados entre as pessoas, empresas e governo no cuidado com o bem público
24 de novembro de 2020
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Trabalhando para a melhoria da cidade por meio de parcerias, a Prefeitura de Uberlândia, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos já contemplou 34 contratos dentro do programa “Adote uma Praça, um Canteiro Central ou uma Área Verde Pública”. Retomado pelo prefeito Odelmo Leão em 2017 este trabalho consiste em unir a população e o governo, no cuidado com o bem público de uso coletivo no exercício da cidadania, visando a conservação, manutenção e embelezamento dos logradouros públicos para melhoria da qualidade de vida.

“Percebemos o engajamento da sociedade quando se tem um novo sentido para que a comunidade cuide da área pública, como se pertencesse a ela realmente. O Adote uma Praça vem sendo realizado com muito sucesso e a cada dia ele cresce. Entendemos que é muito importante para o desenvolvimento da nossa cidade’’, acrescentou o secretário Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos (SMMASU), João Batista Ferreira Júnior.

Ao adotar um desses espaços é possível que o requerente realize não apenas o cuidado e a manutenção, como também execute projetos de urbanização, revitalização e paisagismo no local, sendo que essas benfeitorias são incorporadas ao patrimônio do município. Há a possibilidade de dar publicidade de sua adoção, através da instalação de placa no local, conforme modelo padrão determinado pela SMMASU.

Novidades

De acordo com Mariana Barbosa, Coordenadora do Núcleo de Relações Institucionais e Convênios da Diretoria de Desenvolvimento Ambiental da SMMASU, o projeto passou por ampliação em 2020. “Neste ano o projeto foi alterado pois incorporou a adoção de áreas verdes, devido as demandas que foram surgindo por adotar essas áreas, o que é muito positivo para o município, pois recebemos ajuda no cuidado, na manutenção e até mesmo investimento com urbanização desses locais. Por isso, foi proposta essa ampliação na abrangência do programa e assim regularizar a demanda”, citou Mariana Barbosa.

Em conversa com Jurema Gara Walkiewicz, que adotou a praça que fica em frente ao prédio onde reside, na rua Lourdes de Carvalho no Bairro Segismundo Pereira, após aderir ao programa, alcançou o propósito de preservar, arborizar e modificar a realidade daquele espaço. “Dá uma felicidade grande de ver as crianças na praça, inclusive cadeirante, que frequenta este espaço que está bem aconchegante”, Frisou Jurema.

A empresa Ferreira e Segantini, Centro Médico e Estética adotou o trecho do canteiro central da Avenida Presidente Médici. Segundo o assessor de Marketing e Comunicação do local, Luciano Araújo, foi realizado um projeto de paisagismo com implantação de grama, jardinagem, sistema de irrigação e a contratação de serviços de um jardineiro quando necessário. “O intuito da adoção do canteiro é trazer bem estar para as pessoas, pois quando alguém passa pela Avenida Nicomedes ou Liberdade a sensação é de que até o ar do ambiente muda”, Finalizou Luciano.

Como ser um integrante do projeto?

A Prefeitura de Uberlândia, por meio da SMMASU, firma um convênio com o parceiro, definindo as responsabilidades das partes. A adoção pode ser realizada por qualquer pessoa, física ou jurídica, desde que esteja em ordem com sua documentação e obrigações com o poder público. Mais informações: Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos (SMMASU) – Diretoria de Desenvolvimento Ambiental (DDA). Endereço: Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Bairro Santa Mônica Telefone: (34) 3239-2592

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também