Notícias

Dmae inicia fabricação de tubos para substituição de adutora da Rondon

Nos próximos 20 dias inicia-se a construção entre a rua Tijuca e o elevado do Praia
25 de novembro de 2020
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Foto: Comunicação Dmae

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) já iniciou a produção dos tubos para a primeira etapa de substituição da adutora da avenida Rondon Pacheco, no trecho entre o Centro de Tecelagem e o elevado do Praia Clube, totalizando 1,13 km. A obra será feita por etapas para evitar transtornos ao tráfego. Também não haverá interferências no abastecimento. A primeira etapa inicia-se em 20 dias num trecho de 130 metros entre o elevado do Praia Clube e a rua Tijuca e será instalada paralela à adutora atual.

De acordo com o diretor adjunto do Dmae, Leocádio Alves Pereira, os pontos de vazamentos na adutora da Rondon Pacheco são atípicos e decorrentes do tipo de solo, que tem causado uma reação eletroquímica aliada à vibração do tráfego intenso, causando corrosão na tubulação de aço. “Estamos avaliando todas as intervenções que serão necessárias”, informou.

Para evitar o processo corrosivo, o Dmae fará a proteção eletroquímica para a mesma ter uma resistência maior. Segundo Pereira, os engenheiros estão analisando o melhor local para a instalação do trecho paralelo no espaço onde houver menor interferência com as redes de drenagem, esgoto, cabos elétricos, entre outros. “A Rondon Pacheco é uma avenida que tem muitas intervenções, nosso estudo abrange estas interferências e qual a maneira mais adequada de se fazer a substituição”, explicou.   

Automação   

Em paralelo ao novo trecho de adutora da avenida Rondon Pacheco o Dmae está atualizando e ampliando o seu sistema de telemetria e automação relacionados ao tratamento de água e de esgoto. O objetivo é ter um monitoramento mais amplo das diferentes redes do Dmae, referente à pressão, vazão e válvulas das adutoras e redes.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também