Notícias

Iniciada montagem da mostra do fotógrafo Leo Faria no Centro Municipal de Cultura

A exposição gratuita contará com mais de 270 imagens feitas pelo profissional ao redor do mundo
30 de novembro de 2020
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A equipe técnica da Secretaria Municipal de Cultura já deu início a montagem dos painéis da exposição de fotos “Ao Encontro De”, do fotógrafo uberlandense Leo Faria, que estará aberta ao público a partir do dia 3 de dezembro de 2020. As visitações acontecerão até o dia 31 de março de 2021, sempre de segunda às sexta-feira, das 12h às 17h, no Centro Municipal de Cultura. Considerado precursor e maior expoente da fotografia de Street Style do Brasil, o artista lança sua primeira mostra fotográfica individual em sua terra natal.

De acordo com a diretora de Artes e Culturas Integradas, Beatriz Costa, 32 painéis resistentes estão sendo confeccionados e uma iluminação especial. Os materiais da estrutura foram fornecidos pelo artista, que foram doados ao município para exposições futuras, e a mão de obra ficou por conta da Secretaria Municipal de Cultura. A montagem termina na próxima segunda-feira (30) e, na terça-feira (1), o curador Josué Mattos irá começar o processo de expografia.

A exposição “Ao encontro de”, de acesso gratuito e aberta ao público, terá visitas presenciais agendadas pelo site aoencontrode.art.br, visando medidas de controle à Covid-19, como a entrada de 15 em 15 pessoas, além de permitir uma experiência de realidade virtual. A mostra será montada em local aberto em um espaço de 1 mil metros quadrados e conta com mais de 270 imagens feitas ao redor do mundo.

“Estou muito feliz porque depois de 14 anos morando fora de Uberlândia eu tenho a oportunidade de compartilhar parte do que eu vi, vivi e produzi neste período. Esta exposição é uma oportunidade de gratidão, de retribuir à cidade em forma de “encontros”, todo um carinho pela minha terra”, relatou o fotógrafo.

A exposição: Leo Faria – ao encontro de (Trecho do texto curatorial)

“Ao encontro de” reúne imagens que reforçam a natureza complexa de diálogos solitários. Ecoam, em alguma medida, a questão elaborada por Virginia Woolf sobre o sujeito em conversa consigo: “mas quando o eu fala com o eu, quem é que fala?” Antes de responderem à questão, as imagens parecem ocupadas em tratar a necessidade de fragmentar as partes que compõem cada indivíduo para que vozes plurais possam emergir, falar, silenciar ou conversar umas com as outras.

De fato, entre as centenas de pessoas que figuram a exposição, algumas poucas se relacionam: a mãe e o seu filho de colo; idosos sentados em um banco de praça à espera de outro pôr do sol; o pequeno grupo de jovens a criar barricadas; duas mulheres que cruzam o campo visual de uma senhora que observa o tempo acelerado a sua volta; dois rapazes abraçados a contemplar o mundo pela tela de um celular; crianças que brincam como se possuíssem asas – algumas prestes a alçar voo; ou um grupo de manifestantes que luta contra a discriminação e a ascensão de tiranias autoritárias.

Leo Faria

Nascido em 23 de agosto de 1979, em Uberlândia (MG), Leo é formado em Publicidade, foi professor de criação e fotografia na Escola Superior de Marketing e Comunicação – ESAMC e, nos últimos 16 anos, dedica-se exclusivamente à fotografia, sendo reconhecido como o precursor e maior expoente da fotografia de Street Style do Brasil.

Colabora com inúmeras publicações nacionais e internacionais, assinando editoriais e capas de moda, além de ser responsável por importantes campanhas publicitárias. Em 2016, recebeu o prêmio de Melhor Fotografia de Moda do Ano pelo Prêmio Abril de Jornalismo.

Em 2017, lançou o primeiro livro de Street Style do Brasil, o Street Style Book – Moda em Movimento publicado pela Editora Abril associada à Revista Elle. Fez e faz inúmeras palestras sobre sua trajetória e linguagem fotográfica.

Exposição “AO ENCONTRO DE” – fotografias de Leo Faria

Curadoria: Josué Mattos

Abertura: 3 de dezembro – 19 horas

Período: 3 de dezembro de 2020 a 3 de março de 2021

Local: Centro Municipal de Cultura – Praça Prof. Jacy de Assis s/n

Acesse www.aoencontrode.art.br e agende sua visita

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também