Notícias

Prefeitura inicia atendimentos nas UBSFs do Glória e do Shopping Park

Novas unidades ampliam ainda mais os atendimentos de saúde na cidade
1 de dezembro de 2020
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A Prefeitura iniciou o mês de dezembro com a inauguração da primeira Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) na comunidade Elisson Pietro (Glória), bem como duas unidades de saúde no Shopping Park. O atendimento no Glória funcionará provisoriamente na rua Geralda Francisca Borges, nº 1.058, em frente à praça Maria Preta, com uma equipe do Programa Saúde da Família, enquanto a estrutura definitiva segue em construção. No Shopping Park, o serviço está sendo prestado nas ruas Marcelo Barbosa, nº 147, e Aziza Nicolau Daud, nº 71. No futuro, essas duas unidades também serão compiladas em uma única sede que já está sendo erguida. Ao todo, quase 30 mil pessoas serão beneficiadas.

As estruturas foram elaboradas via contrato firmado pela gestão municipal e a Organização Social Missão Sal da Terra. Cada equipe é composta por médico geral, enfermeiro, dois auxiliares administrativos, seis agentes comunitários, dois técnicos de enfermagem, um de serviços gerais e equipe multiprofissional (educador físico, psicólogo, nutricionista, assistente social, fisioterapeuta, dentista e auxiliar de saúde bucal).

Prefeitura inicia atendimentos nas UBSFs do Glória e do Shopping Park 1
Foto: Valter de Paula – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

O enfermeiro coordenador Julio Cesar Alves Junior é um dos profissionais que atuará na unidade do Glória. “A implantação é um marco importante, pois os moradores têm todos os serviços que unidades de outros bairros oferecem. O Glória está ampliando o seu direito à saúde, que é fundamental. Estamos à disposição para um serviço de qualidade e acolher a todos”, comentou.

Os atendimentos nas três UBSFs inauguradas ocorrerá de forma programada, além de também de cobrir a demanda espontânea para queixas agudas. As consultas serão espaçadas e todo atendimento seguirá medidas de biossegurança em prevenção à Covid-19.

Prefeitura inicia atendimentos nas UBSFs do Glória e do Shopping Park 2
UBSF Glória / Fotos: Valter de Paula – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU 

A oferta dos atendimentos das consultas médicas somada às salas de imunização, atendimento multiprofissional, acompanhamento pré-natal, aferição de pressão arterial e procedimentos como curativos agradou a analista pedagógica Sandra Marques, residente há quatro anos no Glória. “Ficava difícil o deslocamento para outras unidades. Tendo a unidade com a atenção voltada à família, é interessante. Estou muito satisfeita de termos esse atendimento tão perto”, ressaltou.

A diretora da Atenção Primária no setor Sul, Melyne Rocha, destaca que as UBSFs seguirão diretrizes já aplicados em toda a rede de Atenção Primária do município.  As unidades dispõem de sala de espera; sala de vacinas; sala de agentes comunitários; sala de procedimentos; banheiros; copa; consultórios médico, multiprofissional e de enfermagem.

“A abertura dessas unidades vai ao encontro com os princípios do SUS, que tem a Atenção Primária como coordenadora e ordenadora do cuidado centrado na pessoa, com atendimento humanizado e acolhedor. Os serviços são de promoção, prevenção e recuperação à saúde”, ressaltou.

Unidades em obras

Enquanto o atendimento acontece na sede provisória do bairro Elisson Pietro, a estrutura definitiva segue em obras na avenida José Gonzaga de Freitas, em uma área construída de 600 metros quadrados. Com a mudança para o local, serão disponibilizadas mais duas equipes completas do Programa Saúde da Família, totalizando três times de mais de 15 profissionais cada.

A execução do empreendimento fica a cargo da Evolução Engenheira Construção e Administração, empresa escolhida por meio do Regime Diferenciado de Contratação (RDC), considerado um sistema licitatório mais ágil. O recurso é da Secretaria Municipal de Saúde, mas a execução da obra ocorre por meio de emenda parlamentar para do senador Carlos Viana.

Prefeitura inicia atendimentos nas UBSFs do Glória e do Shopping Park 3
UBSF no Shopping Park / Fotos: Valter de Paula – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU 

No Shopping Park, as duas UBSFs foram implantadas em pontos distintos do bairro para melhor atender todos os moradores.

Já a unidade em construção está em uma área de 590 metros quadrados, situada entre as ruas Julieta Oliveira Jordão e Sebastião Marques Jordão. A obra é realizada pela empresa Service Construções e Serviços Eireli, vencedora da licitação.

Com a inauguração da unidade com obra em andamento, o bairro será atendido por sete equipes de PFS: três já atuantes, duas para atender as unidades inauguradas e mais duas que serão somadas à unidade em construção. Ao todo, mais de 90 profissionais prestando atendimento para a população.

Anote os endereços:

Unidade Glória– rua Geralda Francisca Borges, 1.058, em frente à Praça Maria Preta
Unidades Shopping Park – rua Marcelo Barbosa, 147, e rua Aziza Nicolau Daud, 71

Horário de funcionamento das três unidades: de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também