Na manhã desta quarta-feira (2), o prefeito Odelmo Leão participou de mais uma webinar do projeto Inovando Uberlândia, ação que conta com envolvimento direto da Prefeitura de Uberlândia em busca estreitar as relações com Israel para intercâmbio, cooperação e, consequentemente, desenvolvimento do município e região. O encontro virtual reuniu inúmeras autoridades, que incluem representantes de empresas, universidades, centros de pesquisas, associações e o próprio embaixador brasileiro em Israel, general Gerson Menandro Garcia de Freitas.
A atividade serviu para atualizar os participantes sobre as ações já realizadas desde setembro, quando o projeto foi iniciado. Também apresentou as estratégias para as próximas etapas, seguindo o planejamento estratégico da embaixada para o triênio 2021/23, obtendo, ainda, a percepção dos segmentos empresarial e universitário de Uberlândia sobre o andamento da iniciativa.
Na oportunidade, o prefeito Odelmo Leão chamou a atenção para ações municipais em áreas estratégicas para o desenvolvimento da cidade dentro dos eixos principais do projeto. Ele citou, por exemplo, a pesquisa pioneira do município sobre a utilização do pó de basalto, representando um novo marco no agronegócio brasileiro. Além disso, lembrou o recente avanço do sistema Capim Branco (atualmente em fase de pré-teste), estrutura que garantirá o abastecimento de água para até três milhões de pessoas.
Mencionou ainda as novas tecnologias aplicadas ao processo de ensino-aprendizagem, ações sustentáveis como a expansão do programa Buritis para área urbana (auxiliando na recuperação de matas ciliares de rios e córregos), apoio ao paradesporto que transformou a cidade em uma referência no setor, entre outras.
“Portanto, naquilo que eu puder colaborar, a Prefeitura estará aqui, aberta para as várias áreas do protocolo, como agronegócio, mobilidade urbana, sustentabilidade, educação básica, cultura, saneamento básico, esporte paralímpico”, destacou o prefeito Odelmo Leão.
Atualmente, a gestão municipal já está trabalhando em conjunto para elaborar e apresentar um protocolo de intenções de Cidade-Irmã em Israel. Após a proposta, caberá à própria Embaixada a análise e ratificação da escolha. A iniciativa será permitirá que as cidades se apoiem mutuamente em áreas estratégicas de desenvolvimento.