Uma importante iniciativa da Prefeitura de Uberlândia em meio à pandemia causada pelo novo coronavírus levou itens alimentícios, que seriam usados para compor a merenda escolar, à casa de mais de 14 mil alunos da rede municipal de ensino cadastrados no programa federal Bolsa Família. Trata-se do kit alimentação composto por itens básicos e hortifrutis da agricultura familiar. A medida foi necessária diante da suspensão temporária das aulas presenciais na Rede Municipal e da necessidade de se fornecer um complemento à alimentação dos estudantes.
De 30 de abril até esta sexta-feira (4) o total da entrega, feita em cinco ciclos, é de 61.066 kits, voltados a estudantes da educação infantil, ensino fundamental e EJA. Os recursos do benefício são provenientes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e a decisão do público atendido foi tomada junto ao Conselho de Alimentação Escolar e Ministério Público Estadual (MPE).
5º ciclo de entregas
Nesta semana, a Secretaria Municipal de Educação, por meio do Programa Municipal de Alimentação Escolar (Pmae), está finalizando a entrega do 5º ciclo de entregas do ano, o qual é composto por achocolatado, biscoito maisena, extrato de tomate, feijão, fubá, leite, macarrão espaguete e parafuso, manteiga, óleo, sal e suco de caju. Neste último ciclo de entrega, em caráter único, 5.163 alunos do ensino infantil (0 a 5 anos) serão contemplados.
Coube às escolas fazer o contato com as famílias para divulgar e agendar as entregas. Os alimentos são distribuídos em embalagens adequadas, diretamente na residência dos estudantes pelas equipes do transporte escolar da SME.