Notícias

“Ao encontro de” – Mostra fotográfica é lançada no Centro Municipal de Cultura

Fotografias de Leo Faria estarão expostas até março de 2021 em Uberlândia
3 de dezembro de 2020
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Foto: Cleiton Borges/Secretaria de Governo e Comunicação

Foi lançada, na noite desta quinta-feira (3), a mostra fotográfica de Leo Faria, sua primeira exposição fotográfica individual em sua terra natal, Uberlândia. O fotógrafo é referência internacional, considerado precursor e maior expoente da fotografia de Street Style do Brasil. A mostra é uma realização da Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e conta com o apoio da Canson, Canon, Beck’s e TV Integração. A visitação estará aberta a partir do dia 07 de dezembro, até 03 de março de 2021, de segundas às sextas, das 12h às 17h, no Centro Municipal de Cultura.

A exposição “Ao encontro de”, aberta ao público e de acesso gratuito, tem a necessidade de pré-agendamento das visitas presenciais pelo site aoencontrode.art.br, visando medidas de controle à covid-19, além de permitir uma experiência de realidade virtual. A mostra foi montada em um espaço de 1.000 metros quadrados e conta com mais de 270 imagens feitas ao redor do mundo.

Com curadoria de Josué Mattos, com quem Leo Faria faz ateliê há muitos anos, a exposição reúne 270 imagens selecionadas em um acervo de mais de 10 mil imagens, selecionadas entre o período de 2014 – 2020.

“’Ao encontro de’ é o tipo de foto que mais gosto de fazer, captura algo verdadeiro. As pessoas mudam um pouco quando sabem que estão sendo fotografadas. E é uma grande emoção trazer a exposição para a minha cidade natal antes de levá-la para o mundo”, disse Leo.

A secretária municipal de Cultura, Mônica Debs Diniz, destacou a importância da montagem fotográfica para Uberlândia. “É muito gratificante oferecer aos uberlandenses uma mostra fotográfica como é ‘Ao encontro de’, do nosso querido Leo Faria, que volta para sua cidade natal trazendo tanta beleza. E devido à nossa nova situação em relação à pandemia, não podemos falar ainda em dias melhores de imediato, mas precisamos aprender a conviver com essa realidade, tomando os cuidados necessários. E esses cuidados começam no agendamento da visita ao espaço aberto, de cerca de mil metros quadrados, que é feita pelo site. O espaço é amplo e receberá 15 pessoas por vez, com intervalos de 30 minutos até março do próximo ano, período que todos poderão apreciar as fotografias, hoje aqui expostas”, explicou.

Leo Faria

Nascido em 23 de agosto de 1979, em Uberlândia – MG, Leo é formado em Publicidade, foi professor de criação e fotografia na Escola Superior de Marketing e Comunicação – Esamc e, nos últimos 16 anos, dedica-se exclusivamente à fotografia, sendo reconhecido como o precursor e maior expoente da fotografia de Street Style do Brasil.

“Comecei com fotografia há 12 anos. Primeiro, me formei em Publicidade e Propaganda e tive uma agência – fui diretor de arte de algumas agências e depois criei a minha, que durou sete anos. Ela era focada em moda, então eu fazia campanhas, catálogos, e, depois de um tempo, comecei a fazer editoriais. Porém, na época, eu não era o fotógrafo. Eu pegava a campanha, levava para o fotógrafo e fazia a direção. Até chegar um momento que senti a necessidade de fotografar porque queria um ângulo diferente, eu tinha outra visão da moda. Eu sou de Uberlândia e morava lá na época, onde não existe fotógrafo especializado em moda. Eram fotógrafos que faziam casamentos, eventos e afins, e eu senti a necessidade de uma linguagem diferente. Então eu comecei a fotografar, comecei a buscar, pois não queria aquela linguagem de um fotógrafo que faz tudo. Queria algo mais”, relatou.

Exposição “AO ENCONTRO DE” – fotografias de Leo Faria

Curadoria: Josué Mattos
Período: 07 de dezembro de 2020 a 3 de março de 2121
Local: Centro Municipal de Cultura – Praça Prof. Jacy de Assis s/n
Acesse www.aoencontrode.art.br e agende sua visita

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também