Notícias

Programa Buriti começa plantio de 45 mil mudas nativas do cerrado

Cerca de 45 hectares serão recuperados em APPs de 14 propriedades rurais
8 de dezembro de 2020
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Neste mês de dezembro, 45 mil mudas nativas do cerrado estão sendo plantadas em Áreas de Preservação Permanente (APP) pelo Programa Buriti, do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae). A temporada 2020 foi iniciada na semana passada e vai proteger uma área de 45 hectares em 14 propriedades rurais.

O plantio das mudas vai reforçar a recuperação de APPs nas bacias do rio Araguari e do ribeirão Bom Jardim, que sofreram algum tipo de degradação ambiental. A ação começou na Fazenda Rancho Queimado, do córrego de mesmo nome que deságua no ribeirão Bom Jardim. Na propriedade, uma área de quatro hectares já foi cercada e protegida e agora está recebendo 4 mil mudas para a sua recomposição vegetal. 

A iniciativa foi elogiada pelo produtor rural Fernando Pereira Barbosa, que destacou a importância do programa em benefício do clima e da produção de água. “A água é um bem essencial para a vida e necessário para todas as nossas atividades. Para isso, a proteção das nascentes é fundamental”, ressaltou. 

 O supervisor do Programa Buriti, Masterson Ferreira, destacou que o plantio é realizado no período chuvoso, com coroamento (limpeza ao redor da muda), aplicação de calcário, adubo, formicida e gel hidroretentor. “Por este método, o gel hidroretentor mantém a muda com água por oito dias, melhorando a sobrevivência da planta nesta fase inicial do plantio”, explicou.   

Ações

Neste ano, além do plantio, o Buriti já executou 60 mil metros de cerca linear, em 32 propriedades rurais das bacias dos rios Uberabinha e Araguari, bem como do ribeirão Bom Jardim. O cercamento nas propriedades é realizado em áreas de nascentes ou de preservação permanente (APP) com o objetivo garantir a proteção e regeneração das áreas protegidas. As melhorias também incluíram 3.920 horas-máquina, com a realização de barraginhas, terraceamento, curva de nível e readequação de estradas vicinais.

Em novembro, o Dmae realizou a 2ª etapa da manutenção das mudas plantadas na temporada do ano passado. Nesta fase foi feito o replantio de 8 mil mudas nativas, aliado ao controle de pragas, limpeza e adubação. 

Programa

O Programa Buriti atua na preservação e recuperação das nascentes nas bacias do ribeirão Bom Jardim e dos rios Uberabinha e Araguari. Desde a implantação (2008) já foram realizados 530 mil metros lineares de cerca e o plantio de 413 mil mudas nativas. O produtor rural não tem custo em implantar o programa. Para se cadastrar e receber os benefícios, basta entrar em contato com o Dmae pelo e-mail programaburitidmae@gmail.com ou pelo número 3233-2564.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também