Notícias

‘Gelateca’ leva obras literárias e incentiva leitura para áreas públicas

Primeiro equipamento foi instalado no Centro Municipal de Cultura
9 de dezembro de 2020
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Já imaginou abrir uma geladeira e encontrar várias obras literárias prontas para serem lidas? A Secretaria Municipal de Cultura (SMC) implementou essa ideia, batizada de “Gelateca”, na área externa do Centro Municipal de Cultura. Em caráter pioneiro, o equipamento de incentivo à leitura ficará no local de forma permanente, obedecendo as normas sanitárias e preventivas.

A geladeira personalizada, revitalizando o eletrodoméstico sem condições de uso convencional, está localizada próximo da rampa de acesso à Biblioteca Municipal e à sede da secretaria. A secretária municipal de Cultura, Mônica Debs, destaca que todas as pessoas podem retirar publicações no local, levá-las para casa para depois fazer a devolução. Também é possível doar obras literárias.

“Nosso sentimento é de preservação com essa proposta de valorizar a leitura. A ‘Gelateca’ fica na área externa, próximo ao parque infantil, então a pessoa que pegar os livros pode usufruir do espaço, fazer academia e apreciar o presépio natalina, desde que tome os cuidados com distanciamento e uso de máscara e álcool gel”, afirmou.

‘Gelateca’ leva obras literárias e incentiva leitura para áreas públicas 1
Araípedes Luz/ Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

A SMC tem buscado parceiros para expandir a ideia das “Gelatecas” para outras áreas públicas do município. Interessados podem entrar em contato pelo telefone:
3236-8011.

Funcionamento

Outra opção para quem busca obras literárias variadas é a Biblioteca Municipal Juscelino Kubitscheck de Oliveira, que retomou os empréstimos e devoluções em novembro. A volta das atividades segue todas as medidas de biossegurança recomendadas pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19. O espaço completou 80 anos recentemente, dispondo de um acervo de mais de 46 mil livros.

O atendimento ao público pela Biblioteca Municipal de Cultura ocorre de segunda a sexta-feira, das 9 às 17h. Já o Centro Municipal de Cultura está aberto das 7h às 19h. A população pode ainda prestigiar o presépio de Natal instalado no jardim de acesso.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também