Em coletiva realizada na tarde desta quarta-feira (9) no Centro Administrativo, o prefeito Odelmo Leão deu mais detalhes do conjunto de ações municipais para amenizar os efeitos da forte tempestade que atingiu a cidade na noite desta terça-feira (8), bem como das obras e demais intervenções preventivas em andamento para melhorar a estrutura pluvial do município a curto, médio e longo prazos. As iniciativas totalizam investimentos superiores a R$ 25 milhões em drenagem.
O prefeito relembrou que município possui uma eficiente Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil – Compdec, que dispõe de centenas de pessoas atuantes em diferentes setores para lidar diretamente com situações de chuva intensa. Desde o início da chuva de ontem, por exemplo, mais de 300 servidores municipais e outras 400 pessoas envolvidas indiretamente trabalharam para amenizar os efeitos da precipitação.
“Tivemos uma média de 120 milímetros de intensa chuva, o que causou 1,66 m de alta no nível do Uberabinha, uma das maiores elevações já registradas em décadas. Mas a população pode ficar segura que o município está fazendo a sua parte para licitando obras em locais estratégicos e que ajudarão em muito no futuro”, destacou o prefeito Odelmo Leão.
O prefeito citou, por exemplo, os estágios avançados do processo licitatório para início das obras de drenagem na avenida Getúlio Vargas, bem como em vias dos bairros São Lucas e Tibery. Além disso, mencionou projetos recentemente concluídos ou em fase de planejamento, como a criação de um piscinão no bairro Morumbi.
Por fim, relembrou ações ambientais prestes a terem início, como o programa Buritis Cidades, que ajudará a recuperar córregos e, consequentemente, aumentarão a sua capacidade de absorção de água.