Notícias

Novo sistema cadastra 30 mil metros de redes de água e esgoto

Dmae fez o mapeamento de redes de água e esgoto em 11 loteamentos nos últimos quatro meses
10 de dezembro de 2020
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Nos últimos quatro meses, 33.355,72 metros lineares de redes de água e esgoto, de 11 novos loteamentos de Uberlândia, foram georreferenciados. O trabalho foi realizado com um novo equipamento adquirido pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), denominado GPS RTK Trimble R8s (sistema de posicionamento global) e que permitiu ao setor de cadastro de redes um ganho na eficiência superior a 30%. A autarquia conta com cerca de 3.467 km de rede de água, 2.813 km rede de esgoto e 1.100 km de rede de drenagem pluvial mapeados.

Esse mapeamento permite reunir dados como diâmetro, profundidade das tubulações, localização em relação às vias públicas, tempo de uso estimado (anos de utilização), condições de preservação, localização dos poços de visitas e caixas de passagem. Os dados orientam o atendimento ao usuário, a implantação de ações preventivas em infraestrutura e saneamento ambiental.

O coordenador do Cadastro de Rede do Dmae, Amilson Teodoro da Silva, explica que, no caso de novos loteamentos, após a execução das redes, incluindo as correções e modificações realizadas durante as obras, o empreendedor entrega à autarquia o projeto com as devidas alterações, conhecido como ‘as builts’. “Desde julho, estamos fazendo o georreferenciamento com o novo aparelho de GPS, com isso conseguimos uma precisão nas medições de 5 mm”, destacou.

Com o novo aparelho, também foi possível realizar o georreferenciamento do Centro de Reservação do bairro São Jorge, da Estação de Tratamento de Água Sucupira, da captação da ETA Bom Jardim e das estações elevatórias de esgoto dos bairros Vigilato Pereira e Tubalina. “No bairro São Jorge, por exemplo, a finalidade foi levantar informações de localização para elaborar projetos para novos centros de reservação”, explicou.

Novo sistema cadastra 30 mil metros de redes de água e esgoto 1
FOTOS: COMUNICAÇÂO DMAE

Histórico cadastro de redes

Em 2010, a Prefeitura de Uberlândia concluiu o levantamento das características de todas as redes públicas da cidade (água potável, esgoto sanitário e pluvial), associadas a um sistema de geoprocessamento (GIS) e a um banco de informações comerciais. Esse cadastramento serve de referência para a aprovação de novos loteamentos. E hoje o Núcleo de Cadastro de Redes está alimentando e atualizando os dados.

As informações cadastradas atendem diversos setores do Município, como a área jurídica (localização de imóveis e redes); o setor de planejamento (aprovação de projetos e loteamentos), a área técnica (expansão e manutenção de redes) e a área administrativa (contabilização do patrimônio).

O cadastro de redes também atende solicitações externas como localização dos hidrantes para o Corpo de Bombeiros Militares, auxílio ao georreferenciamento da Polícia Militar, empresas de telefonia na implantação de cabeamentos subterrâneos, elaboração de mapas temáticos, entre outros.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também