Notícias

Prefeitura entrega a produtores selo do programa Novo Agro

Produtos podem ser comercializados de maneira formal com a certificação
16 de dezembro de 2020
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A implantação do Programa de Desenvolvimento de Novos Negócios Rurais, o Novo Agro, veio desde sua implantação em 2017 fomentando os pequenos produtores e alavancando as suas atividades para um novo patamar. Para fechar o ciclo de sucesso obtido nos últimos anos, a Prefeitura entregou, nesta quarta-feira (16), o primeiro selo de certificação do programa. A iniciativa premia quem cumpriu com todas as normas e ações para ser profissionalizar, agregando valor aos seus empreendimentos e incentivando que outros produtores sigam o mesmo caminho

O programa foi elaborado conjuntamente pelas Secretarias Municipais de Agropecuária, Abastecimento e Distritos; e Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo. Ao todo, foram entregues 60 selos, que certificam produtos para serem comercializados. “O programa seve de exemplo, sendo pioneiro, pois abrange desde a assistência técnica até a comercialização. Ele cria novas oportunidades para a agricultura familiar, bem como para os pequenos produtores, pois oportuna a eles trabalharem formalmente dentro dos seis pilares atendidos, que não eram legalizados até então. O selo veio para certificar a qualidade do que vem sendo produzido em nosso município, hoje entregamos sessenta selo e os produtos podem ser comercializados até mesmo fora das fronteiras municipais”, ressaltou a secretária municipal de Agropecuária, Abastecimento e Distritos, Walkiria Naves.

Prefeitura entrega a produtores selo do programa Novo Agro 1
Foto: Cleiton Borges – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

Os produtores agraciados cumpriram todos os critérios exigidos, como acompanhamento técnico, segurança alimentar, capacitação para manipulação, assinatura de termo de compromisso e regulamentação, além da adequação junto aos órgãos fiscalizatórios, entre outros requisitos. Foram contemplados 11 produtores do pilar agroindústria, 19 da agroecologia, 18 da avicultura caipira, três da aquicultura, seis da gastronomia e três do turismo rural.

O apicultor Anuar Lima Filho destacou a importância do programa e do selo para a sua agroindústria de pequeno porte. “O Novo Agro trouxe uma profissionalização aos produtores de Uberlândia e na minha área, a apicultura, hoje podemos produzir obedecendo todas as nomas da inspeção um mel de excelente qualidade, validada pelo selo, assim o consumidor sabe que está adquirindo um produto puro e certificado”, destacou.

Conheça mais sobre os pilares:

Prefeitura entrega a produtores selo do programa Novo Agro 2

– Agroecologia: esta técnica consiste em um sistema de produção que elimina o uso de agrotóxicos e adubos sintéticos, prezando por práticas totalmente naturais no cultivo. Neste pilar, foram implantados 23 sistemas agroflorestais, que só foram possíveis por meio de capacitações, visitas à propriedade de outros municípios e workshops.

– Agroindústria de pequeno porte: queijo artesanal, requeijão, doces e inúmeros outros produtos tão comuns na mesa da população só são obtidos graças à agroindústria, que é a transformação de matérias-primas obtidas pelas atividades agrícolas, florestais ou agropecuárias em novos produtos. Neste pilar, o foco da Prefeitura é melhorar a qualidade higiênico-sanitária das iguarias, auxiliar os produtores no processo de regularização para diminuir o comércio de mercadorias clandestinas, fomentar novos mercados à agricultura familiar e de pequeno porte, promover melhorias nos rótulos e agregar valor aos itens.

– Avicultura Caipira: Esse é o mais recente pilar inserido no programa Novo Agro. A inclusão do ramo aconteceu devido à importância do frango caipira para a economia regional e o volume de comercialização dos ovos e da carne. Em pouco mais de um ano de atividades, foram 186 produtores atendidos, 193 visitas realizadas e 37 plantéis legalizados.

– Piscicultura: Uma nova legislação, reabertura de um centro de pesquisa e capacitações gratuitas. Essas foram algumas das conquistas que beneficiaram dezenas de produtores de peixe.

– Gastronomia: A riqueza da culinária mineira é reconhecida pela sua alta qualidade e diversidade. Por isso, a Prefeitura tem feito uma série de eventos para valorizar as delícias regionais. O Mercado Municipal, um dos pontos turísticos mais tradicionais da cidade, sediou três edições do Circuito Gastronômico, que teve objetivo de fomentar a cozinha local por meio da elaboração de receitas típicas utilizando ingredientes fornecidos por produtores cadastrados. A cada edição, um ingrediente foi o grande protagonista- são eles: queijo mineiro, pescado e o frango caipira.

– Turismo rural: Uma extensa área verde, recursos hídricos e estabelecimentos especializados em lazer fora do ambiente urbano são alguns dos atrativos de Uberlândia. Depois de ser excluído do Mapa do Turismo Brasileiro em 2016, o município voltou a figurar no documento oficial que reúne os principais atrativos do país. Entre as ações da gestão está a catalogação de atrativos, que mapeou os serviços e infraestruturas capazes de atrair pessoas para lazer ou negócios, como hotéis fazenda, pesque-pagues e restaurantes.

Novo Agro

Prefeitura entrega a produtores selo do programa Novo Agro 3
Foto: Cleiton Borges – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

O Novo Agro foi criado pela Prefeitura de Uberlândia em 2017, por meio das Secretarias Municipais de Agropecuária, Abastecimento e Distritos e de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo e já contabilizou mais de duas mil pessoas beneficiadas por suas ações desde então.  

Além de acompanhamento técnico e capacitações, a iniciativa conta com a realização de eventos, feiras, doação de mudas e oportunidades de mercado, além de adequações na legislação municipal para facilitar a profissionalização dos pequenos produtores. Com a iniciativa, em 2018, o programa Novo Agro rendeu ao prefeito Odelmo Leão o Prêmio Sebrae de Prefeito Empreendedor.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também