A fim de continuar garantindo a internação dos casos leves a moderados de crianças de até 12 anos, a Prefeitura de Uberlândia iniciou, nesta semana, por meio da Organização Social Missão Sal da Terra, a reforma e adequação de parte do prédio original da UPA Pacaembu (Norte) para que o local funcione como centro de internação infantil a partir de janeiro do ano que vem. A utilização será possível mediante um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado em acordo com os ministérios públicos Estadual e Federal.
Denominado Centro de Internação Pediátrico Missão Sal da Terra Dr. Helder Castro de Bastos, a unidade será também administrada pela Missão Sal da Terra em caráter emergencial, uma vez que o contrato de prestação de serviço entre o município e a Clínica Infantil Dom Bosco será descontinuado a pedido.
Com isso, serão instalados de forma imediata 30 leitos de enfermaria (sendo dois de isolamento) para receber crianças de até 12 anos classificadas com casos leves a moderados. Situações de alta complexidade continuarão sendo direcionadas para o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU).
“Diante da situação do encerramento do contrato, precisávamos encontrar uma alternativa dentro da rede e fui à busca de uma solução. Como a unidade Centro do Hospital Municipal e o Centro de Internação Missão Sal da Terra ainda estão destinados ao tratamento da Covid-19, uma das propostas que tivemos para acolher o público infantil foi usar de forma temporária a estruturada da UPA com a anuência do Ministério Público”, detalhou o prefeito Odelmo Leão.
A reforma do espaço que será utilizado começou nesta semana. Serão feitas intervenções na parte elétrica, hidráulica, impermeabilização das paredes que são de drywall (placa de gesso), entre outros, para garantir o bom funcionamento e melhor atendimento do público infantil.
A escolha do nome para o Centro de Internação Pediátrico é uma homenagem ao médico e pediatria Dr. Helder Castro de Bastos, que foi um dos fundadores da associação beneficente Missão Sal da Terra e também professor na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).