Notícias

Prefeitura cria centro pediátrico com 30 leitos de enfermaria

Município utilizará temporariamente parte da UPA Pacaembu como centro de internação infantil
17 de dezembro de 2020
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A fim de continuar garantindo a internação dos casos leves a moderados de crianças de até 12 anos, a Prefeitura de Uberlândia iniciou, nesta semana, por meio da Organização Social Missão Sal da Terra, a reforma e adequação de parte do prédio original da UPA Pacaembu (Norte) para que o local funcione como centro de internação infantil a partir de janeiro do ano que vem. A utilização será possível mediante um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado em acordo com os ministérios públicos Estadual e Federal.

Denominado Centro de Internação Pediátrico Missão Sal da Terra Dr. Helder Castro de Bastos, a unidade será também administrada pela Missão Sal da Terra em caráter emergencial, uma vez que o contrato de prestação de serviço entre o município e a Clínica Infantil Dom Bosco será descontinuado a pedido.

Com isso, serão instalados de forma imediata 30 leitos de enfermaria (sendo dois de isolamento) para receber crianças de até 12 anos classificadas com casos leves a moderados. Situações de alta complexidade continuarão sendo direcionadas para o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU).

“Diante da situação do encerramento do contrato, precisávamos encontrar uma alternativa dentro da rede e fui à busca de uma solução. Como a unidade Centro do Hospital Municipal e o Centro de Internação Missão Sal da Terra ainda estão destinados ao tratamento da Covid-19, uma das propostas que tivemos para acolher o público infantil foi usar de forma temporária a estruturada da UPA com a anuência do Ministério Público”, detalhou o prefeito Odelmo Leão.  

A reforma do espaço que será utilizado começou nesta semana. Serão feitas intervenções na parte elétrica, hidráulica, impermeabilização das paredes que são de drywall (placa de gesso), entre outros, para garantir o bom funcionamento e melhor atendimento do público infantil.

A escolha do nome para o Centro de Internação Pediátrico é uma homenagem ao médico e pediatria Dr. Helder Castro de Bastos, que foi um dos fundadores da associação beneficente Missão Sal da Terra e também professor na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também