Notícias

Equipe de saúde adota serenata natalina nas visitas aos pacientes

Iniciativa foca na humanização e o cuidado psicológico, considerando as medidas de biossegurança
18 de dezembro de 2020
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Com a magia do Natal, a humanização passou a ser mais do que um fator prioritário no atendimento aos pacientes em toda a rede municipal de saúde. O clima festivo tomou conta da rotina de um grupo de profissionais da Unidade Básica de Saúde Jardim Brasília I, que tem feito as visitas domiciliares com trajes natalinos e muita música. A “Serenata Natalina”, nome dado ao projeto, foi iniciada nesta semana e prioriza pacientes idosos e/ou que moram sozinhos.

Percorrendo as vias do bairro, uma enfermeira, cinco agentes de saúde e um músico seguem o propósito de oferecer um momento de ternura aos pacientes. As medidas de biossegurança, tais como distanciamento social e utilização de máscara, fazem parte da ação idealizada pela gerente da unidade, Carolina Paixão Guimarães, e a coordenadora da equipe de Saúde da Família, Laisa Paula Alves.

“Foi uma campanha para amenizar a rotina dos pacientes, principalmente os idosos, neste ano complicado. A ideia é levar um acalento e humanização. Queremos mostrar que estamos aqui para pensar na saúde de modo geral, pensando no físico e no psicológico”, destacou a gerente.

Rotina humanizada

A ação de Natal reforça um propósito básico da rotina da UBSF Jardim Brasília I: o acompanhamento próximo e contínuo da população do bairro. Diariamente, os pacientes recebem a visitação dos agentes de saúde, divididos em equipes e obedecendo um cronograma para atender todo o bairro. Uma vez por semana, a enfermeira participa das visitações e encaminha os pacientes para atendimentos na UBSF e outras unidades conforme a necessidade.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também