Notícias

Prefeitura recebe visita da equipe de transição do prefeito eleito de Paracatu

Membros conheceram vários pontos de atenção à saúde para acompanharem as metodologias importantes implantados no município
18 de dezembro de 2020
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Referência em boas práticas na saúde e escolhida pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) para ser um Centro Colaborador, a Prefeitura de Uberlândia recebeu, nesta quarta (16) e quinta-feira (17), a visita de membros da equipe de transição do prefeito eleito em Paracatu, Igor Santos.Na oportunidade, a equipe técnica que fará parte da Secretaria de Saúde da cidade do Noroeste de Minas conheceu mais sobre a excelência nos processos adotados na Atenção Primária.  

A equipe pôde ter contato com vários pontos de atenção à saúde para acompanharem as metodologias importantes implantadas no município, tais como: organização dos processos nas unidades de atenção primária, a integração da atenção primária e atenção ambulatorial especializada no cuidado de usuários com condições crônicas (hipertensão, diabetes, gestantes, doenças reumáticas, etc.), organização da rede de atenção à saúde da pessoa idosa e as ações integradas das unidades básicas de saúde com a rede de urgência e emergência e atenção hospitalar.

As visitas aconteceram na Unidade de Atendimento Integrado (UAI) São Jorge, na Unidade Básicas de Saúde da Família (UBSF) do bairro Santa Luzia e no Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro. Os visitantes também participaram de uma reunião no Centro Administrativo Municipal, com o secretário de saúde de Uberlândia, Gladstone Rodrigues da Cunha, para a apresentação da Planificação da Saúde realizada na cidade, que hoje é referência para outros municípios.

Prefeitura recebe visita da equipe de transição do prefeito eleito de Paracatu 1
Foto: Danilo Henriques/Secretaria de Governo e Comunicação 

Após as visitas, o secretário municipal de Saúde de Paracatu, Vinícius Biulchi, destacou que o trabalho realizado em Uberlândia reforça a importância de ter uma padronização nos serviços ofertados. “Percebemos que a saúde em Uberlândia é baseada no valor do paciente, entregando serviço com qualidade e conseguindo bons resultados, como o programa de atenção continuada. A redução nas taxas de internação, por exemplo, mostra a excelência e efetividade dos cuidados na Atenção Primária. Vimos bons exemplos, que podemos levar pra nossa cidade”.

A Diretora de Planejamento da Secretaria de Saúde de Paracatu, Isitys Lorhanne Gomes Calçado, apontou que as ações de Uberlândia corroboram para o bom funcionamento do sistema de saúde. “Todo o trabalho mostra a importância de ter um sistema integrado, em questão de atenção básica e qualidade do atendimento ao paciente. Os processos da Planificação trazem também uma melhor comunicação entre os profissionais, desde o agente de saúde ao médico. Isso mostra que o sistema pode funcionar sim em todas as bases”.

Uberlândia como referência

Desde o início da atual gestão municipal, Uberlândia desenvolve a padronização dos serviços de saúde por meio da Planificação da Atenção à saúde, denominado no município de projeto Qualifica SaUDI. A iniciativa veio para ampliar o acesso da comunidade às unidades de saúdeefortalecer a atenção primária na cidade. Toda a efetividade das ações implementadas pela Secretaria Municipal de Saúde motivou o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) a escolher Uberlândia para ser um Centro Colaborador.

Com isso, o município tem sido um local de visitas de gestores e profissionais, bem como um centro de capacitação de facilitadores, para conhecerem os bons exemplos adotados. Em 2020, a cidade recebeu a visita de membros do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde de Sergipe e do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Sergipe (Cosems/SE).

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também