Notícias

Prefeitura recebe visita da equipe de transição do prefeito eleito de Paracatu

Membros conheceram vários pontos de atenção à saúde para acompanharem as metodologias importantes implantados no município
18 de dezembro de 2020

Referência em boas práticas na saúde e escolhida pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) para ser um Centro Colaborador, a Prefeitura de Uberlândia recebeu, nesta quarta (16) e quinta-feira (17), a visita de membros da equipe de transição do prefeito eleito em Paracatu, Igor Santos.Na oportunidade, a equipe técnica que fará parte da Secretaria de Saúde da cidade do Noroeste de Minas conheceu mais sobre a excelência nos processos adotados na Atenção Primária.  

A equipe pôde ter contato com vários pontos de atenção à saúde para acompanharem as metodologias importantes implantadas no município, tais como: organização dos processos nas unidades de atenção primária, a integração da atenção primária e atenção ambulatorial especializada no cuidado de usuários com condições crônicas (hipertensão, diabetes, gestantes, doenças reumáticas, etc.), organização da rede de atenção à saúde da pessoa idosa e as ações integradas das unidades básicas de saúde com a rede de urgência e emergência e atenção hospitalar.

As visitas aconteceram na Unidade de Atendimento Integrado (UAI) São Jorge, na Unidade Básicas de Saúde da Família (UBSF) do bairro Santa Luzia e no Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro. Os visitantes também participaram de uma reunião no Centro Administrativo Municipal, com o secretário de saúde de Uberlândia, Gladstone Rodrigues da Cunha, para a apresentação da Planificação da Saúde realizada na cidade, que hoje é referência para outros municípios.

Prefeitura recebe visita da equipe de transição do prefeito eleito de Paracatu 1
Foto: Danilo Henriques/Secretaria de Governo e Comunicação 

Após as visitas, o secretário municipal de Saúde de Paracatu, Vinícius Biulchi, destacou que o trabalho realizado em Uberlândia reforça a importância de ter uma padronização nos serviços ofertados. “Percebemos que a saúde em Uberlândia é baseada no valor do paciente, entregando serviço com qualidade e conseguindo bons resultados, como o programa de atenção continuada. A redução nas taxas de internação, por exemplo, mostra a excelência e efetividade dos cuidados na Atenção Primária. Vimos bons exemplos, que podemos levar pra nossa cidade”.

A Diretora de Planejamento da Secretaria de Saúde de Paracatu, Isitys Lorhanne Gomes Calçado, apontou que as ações de Uberlândia corroboram para o bom funcionamento do sistema de saúde. “Todo o trabalho mostra a importância de ter um sistema integrado, em questão de atenção básica e qualidade do atendimento ao paciente. Os processos da Planificação trazem também uma melhor comunicação entre os profissionais, desde o agente de saúde ao médico. Isso mostra que o sistema pode funcionar sim em todas as bases”.

Uberlândia como referência

Desde o início da atual gestão municipal, Uberlândia desenvolve a padronização dos serviços de saúde por meio da Planificação da Atenção à saúde, denominado no município de projeto Qualifica SaUDI. A iniciativa veio para ampliar o acesso da comunidade às unidades de saúdeefortalecer a atenção primária na cidade. Toda a efetividade das ações implementadas pela Secretaria Municipal de Saúde motivou o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) a escolher Uberlândia para ser um Centro Colaborador.

Com isso, o município tem sido um local de visitas de gestores e profissionais, bem como um centro de capacitação de facilitadores, para conhecerem os bons exemplos adotados. Em 2020, a cidade recebeu a visita de membros do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde de Sergipe e do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Sergipe (Cosems/SE).

Veja Também