Notícias

Settran reforça investimentos em mobilidade e transporte público

Crescimento urbano demanda cada vez mais soluções para aprimoramento da mobilidade.
28 de dezembro de 2020
Foto: Valter de Paula – Secretaria de Governo e Comunicação / PMU

Ao longo dos últimos quatro anos o trânsito e o transporte público de Uberlândia receberam investimentos em diversas frentes, de modo a acompanhar o crescimento urbano e populacional. Com a segunda maior frota de Minas Gerais (mais de 460 mil veículos), Uberlândia conta com uma pasta que investe em infraestrutura, serviços e ações de educação para o trânsito.

O objetivo é que todo o trabalho construa maior segurança e fluidez no trânsito, com o devido respeito ao espaço de todos os usuários (pedestres, ciclistas e motoristas). Junto a isso, o aprimoramento da gestão do transporte público contribui diretamente com o trânsito, com a redução de congestionamentos e aumento da sustentabilidade no transporte a partir da diminuição de poluentes.

“É importante destacar o comprometimento da nossa gestão na melhoria constante do transporte público. Conseguimos implantar uma frota 100% acessível e com idade média baixa por meio da renovação dos veículos do sistema. Investimos em mobilidade com projetos de mais corredores e já demos os primeiros passos para construir o oitavo terminal de nossa cidade”, destacou o secretário municipal de trânsito e transportes, Divonei Gonçalves.

Confira abaixo os principais investimentos entre 2017 e 2020

– Convênio com a Polícia Militar para fiscalização no trânsito.

– Ações contínuas de educação para o trânsito em escolas, empresas e na Transitolândia.

– Criação de comissão para melhoria da segurança nos terminais.

– Capacitações de eficiência energética no transporte público para servidores.

– Revitalização da Transitolândia.

– Revitalização da passarela da avenida João Naves de Ávila.

– Implantação de 400 novos abrigos de ônibus

– Modernização semafórica com substituição de lâmpadas comuns para LED, semáforo de pedestre com contagem regressiva e implantação de botoeiras para acessibilidade na travessia.

– Recuperação asfáltica do corredor de ônibus das avenida João naves de Ávila.

– Reforço de sinalização horizontal (mais de 215 mil m² de pintura de vias) e vertical, implantação de redutores de velocidade e alterações de sentido de tráfego em vias de todas as regiões de Uberlândia.

– Retomada e finalização das obras do Corredor da Avenida Segismundo Pereira e do Terminal Novo Mundo.

– Construção e entrega do Terminal do bairro Dona Zulmira.

– Início da construção do Terminal Jardins, no bairro Jardim Canaã.

– Implantação do Uberlândia Integrada II com obras de viadutos, pontes, trincheira, prolongamentos de vias e recapeamento para melhorar a mobilidade, fluidez e segurança no trânsito.

Veja Também