Notícias

Uberlândia encerra 2020 com novas ferramentas digitais para a população

Diante do cenário de pandemia, aplicativos, plataformas e outra soluções de atendimento remoto foram desenvolvidas pela Prefeitura de Uberlândia
28 de dezembro de 2020
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Foto: Valter de Paula – Secretaria de Governo e Comunicação / PMU

A Prefeitura de Uberlândia vem desenvolvendo, nos últimos quatro anos, várias ferramentas para modernizar o poder público e atender de forma cada vez mais ágil e eficiente a população de Uberlândia.

No entanto, desde março deste ano, devido à pandemia de Covid-19, as soluções digitais foram ainda mais potencializadas com apoio da Empresa Municipal de Processamento de Dados de Uberlândia (Prodaub), responsável pela tecnologia e informática da administração direta e indireta.

Isso para que os cidadãos pudessem ter garantidos sua segurança sem que se privassem do acesso aos serviços públicos municipais. Saiba mais:

Saúde

Boletim Municipal do Coronavírus por meio da plataforma Microsoft Power BI, disponível no site da Prefeitura, o qual garante que a população tenha acesso a informações transparentes e atualizadas.

Também foi desenvolvida uma ferramenta para reunir dados consolidados dos boletins municipais que informam os números da pandemia em Uberlândia. A medida segue a determinação da Prefeitura para que haja clareza da divulgação de dados e possibilite o amplo esclarecimento da população sobre a proliferação do vírus.

As informações, disponíveis por meio de gráficos e tópicos, foram compiladas em um espaço desenvolvido pela Empresa de Processamento de Dados de Uberlândia (Prodaub) com dados fornecidos pela Vigilância Epidemiológica (Vigep) de Uberlândia.

Cultura

Cultura em Casa – Plataforma digital de acesso à cultura – Ambiente virtual onde a população encontra diversos materiais, como vídeo-oficinas, apresentações artísticas e cartilhas com informações sobre o patrimônio histórico da cidade.

Educação

Com o fechamento das escolas durante o período de isolamento, a Secretaria Municipal de Educação lançou, no mês de abril, criado pela Prodaub o portal Escola em Casa, onde os estudantes da rede municipal têm acesso gratuito a materiais didáticos diversos durante o período de suspensão temporária das aulas.

No menu da plataforma, o usuário tem acesso a itens que destacam informações sobre o recurso, material didático disponibilizado, sala de leitura e jogos interativos. Os materiais podem ser impressos e estão divididos por ano escolar.

O aplicativo EducaUdi também foi desenvolvido pela PRODAUB e está disponível para IOS e Android, a ferramenta permite que o responsável pelo estudante acompanhe integralmente a vida estudantil dos alunos matriculados na rede municipal.

Protocolo

Para reduzir a necessidade do atendimento presencial no Centro Administrativo, o núcleo de Protocolo da Secretaria Municipal de Administração possui agora três canais para atendimento:, o Whatsapp (34) 9 9680-4050, o e-mail protocoloadm@uberlandia.mg.gov.br e o Protocolo Online, ferramenta que o usuário pode solicitar requerimentos da Secretaria Municipal de Administração, enviar documentos, gerar a taxa do Documento de Arrecadação Municipal (DAM) e acompanhar o andamento dos processos.

Para acessar o serviço online é necessário que o usuário se cadastre ou informe o CPF e senha já cadastrados em algum serviço online da prefeitura. O solicitante precisar ter registro no sistema da Prodaub.

Apoio às empresas

As empresas do município possuem, agora, mais uma ferramenta neste período de pandemia. Trata-se de uma página de apoio disponível no Portal da Prefeitura, com informações voltadas ao setor. A página “Apoio às empresas” pode ser acessada dentro do link do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus localizado no portal virtual da Prefeitura de Uberlândia.

“Estamos vivendo um momento delicado, mas isso não pode nos impedir de continuar oferecendo o melhor atendimento à população. Por isso, aprimoramos nossos serviços e estamos disponibilizando ferramentas que podem ser acessadas de qualquer lugar, como da casa do cidadão. É uma inovação para a população da nossa cidade”, destacou o prefeito Odelmo Leão.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também