A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, lançou, no dia 14 de dezembro, o edital 015/2020 de convocação de pessoas da sociedade civil, atuantes na área cultural, que têm interesse em se candidatar como membro da Comissão de Avaliação e Seleção (CAS), do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PMIC), para o mandato de 2021/2023.
Para representar os cinco segmentos culturais do município, será selecionado um membro para cada um dos setoriais que são: Dança, Teatro e Ópera; Artes Visuais, Histórias em Quadrinho, Audiovisual, Fotografia, Comunicação, Cultura Digital, Jogos Analógicos e outros; Música; Biblioteca, Galeria, Museu, Centro Cultural, Formação em Arte e Cultura, Literatura, Contação de História, Pesquisa e Documentação em Cultura; Artesanato, Design, Circo, Cultura Afro-brasileira, Etnia Indígena e outras etnias, Culturas Tradicionais, Folia de Reis e Quadrilha, Patrimônio Histórico e Artístico.
As inscrições podem ser feitas de 4 de janeiro até as 23h59 do dia 13 do mesmo mês. Os interessados em participar devem enviar a documentação exigida para o e-mail: cas.pmic.smc@gmail.com. Mais informações de como se candidatar estão no edital. (acesse aqui)
Requisitos
Para candidatar-se à eleição de membros do CAS, os interessados devem apresentar um perfil técnico que o qualifique à função, ter atuação mínima de três anos em algum dos segmentos que compõe seu setorial, apresentar documento que comprove a atividade em gestão ou produção de projetos culturais dentre outros que podem ser conferidos no edital. (clique aqui)
A assembleia de eleição será realizada por videoconferência, em cumprimento às medidas sanitárias e administrativas para precaução e prevenção à COVID-19 e às normas expedidas pelos órgãos oficiais. Com início no dia 18 de janeiro e finalização no dia 20 de janeiro de 2021, cada setorial terá uma data e horário específico para a votação, que pode ser conferida no anexo I cronogramas e links das assembleias de eleição. (confira)
Função e objetivo do CAS
A Comissão de Avaliação e Seleção (CAS) tem como finalidade avaliar e selecionar, de forma impessoal e objetiva, os projetos culturais a serem incentivados, além de fixar os valores do apoio financeiro que serão atribuídos a cada um deles, dentro dos limites para microprojetos e projetos de pequeno, médio e grande porte, conforme as diretrizes e critérios emanados pelo Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), bem como analisar a prestação de contas