Aprimorar o sistema e melhorar a rotatividade dos veículos. É com esse objetivo que todas as vagas do estacionamento rotativo Zona Azul de Uberlândia passarão a ser enumeradas. Nesta semana foram iniciadas as pinturas das vagas nas avenidas Afonso Pena e Floriano Peixoto. Desde 2017, o sistema é administrado pela Instituição Cristã de Assistência Social de Uberlândia (Icasu), conveniada com a Prefeitura Municipal.
Com a inclusão da numeração, o controle do tempo de permanência de cada veículo nas vagas será feito de forma eficaz e o trabalho dos monitores será otimizado. Quando o serviço de pintura for concluído em todas as vagas do sistema rotativo, o usuário passará a ter que informar o local em que estacionou pelo aplicativo Faixa Azul Digital-Uberlândia ou pelos parquímetros instalados.
Implementação
As avenidas Cesário Alvim, Rio Branco, João Pinheiro e Cipriano Del Fávero são as próximas a receberem o serviço, que depois de ser finalizado na região central da cidade será executado na avenida Getúlio Vargas e nas vias do bairro Martins.
A fiscalização da rotatividade é feita por agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran), por meio de um aplicativo que controla a permanência de cada veículo estacionado.
Zona Azul
A tarifa do Zona Azul é cobrada de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados das 8h às 13h. O valor de cobrança é de R$ 1,10 para cada 30 minutos, com os primeiros 15 minutos gratuitos. A permanência máxima de cada veículo em uma mesma vaga é de duas horas.
De acordo com a Icasu, o sistema de Zona Azul possui 3.669 vagas, 109 parquímetros e 35 monitores. Os recursos líquidos arrecadados pela a instituição são destinados para a aquisição de remédios da rede pública de saúde do município.