Notícias

Prefeitura adere a sistema setorizado na roçagem de áreas e lotes vagos

Novo modelo é mais econômico e otimiza tanto a logística de trabalho quanto os resultados
5 de janeiro de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Produtividade, economia para os cofres públicos e mais qualidade de vida para a população são premissas do novo contrato de roçagem que começou a operar nesta semana. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, definiu por meio de licitação as três empresas que executarão o trabalho de forma setorizada: norte, leste e central; oeste; e sul. Os novos contratos trazem aprimoramento logístico e tecnológico para uma melhor execução do serviço, a menor custo.

Os novos contratos atenderão todo o município otimizando também o sistema de fiscalização e ampliando de três para quatro equipes em campo. Na manhã desta terça-feira (5), a mão de obra adentrou aos bairros Shopping Park e Guarani com tratores, rastelo e varrição.

A utilização de tecnologia para aperfeiçoar a logística e, consequentemente, os resultados. Os novos contratos preveem o uso de georreferenciamento por parte das empresas vencedoras das licitações, captando o antes e depois dos lotes roçados. Juntamente à fiscalização rotineira in loco, essa novidade traz mais segurança e eficiência.

Esta setorização do trabalho substitui o modelo antigo de máquina/hora. Os benefícios da mudança são destacados pelo titular da pasta, João Batista Ferreira Junior.

“Como característica das ações que desenvolvemos na gestão do prefeito Odelmo Leão, estamos colocando a modernização de mais um serviço em prol do bem-estar da população e considerando a sustentabilidade econômica. Nosso trabalho de manutenção da cidade não para, então aumentamos as equipes para a roçagem passar por todos os pontos do município. Contamos com a população, especialmente os proprietários zelando das áreas privadas realizando limpeza, drenagem e capina. É um compromisso que precisa ser coletivo, pois evita transtornos na rotina de todos”, afirmou.

A intensificação da roçagem deve seguir até o meio deste ano, quando é prevista a estiagem. No segundo semestre, o maquinário retoma aos locais para minimizar o crescimento do mato, antecedendo o período chuvoso.

Lotes particulares

Fotos: Araípedes Luz – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU 

O trabalho visa atender todos os lotes do município, incluindo áreas particulares de fácil acesso, para prevenir o surgimento de animais peçonhentos, acúmulo de água parada e descartes irregulares. Os proprietários dos lotes particulares serão notificados e, posteriormente, receberão a cobrança pelo serviço de roçagem executado pelas equipes municipais.

A população deve auxiliar na fiscalização fazendo denúncias para o Serviço de Informação Municipal (SIM), via 3239-2800; ou pelo Fale Com o Governo, disponível no Portal da Prefeitura.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também