Notícias

Parceria entre Prefeitura e moradores viabiliza melhorias em praça

Município realiza a concretagem do espaço para, posteriormente, ser instalada pista de caminhada e pergolado
6 de janeiro de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A união de esforços entre população e Prefeitura, por meio do programa “Adote uma Praça, um Canteiro Central ou uma Área Verde Pública”, tem garantido um novo visual para a praça Leopoldo de Melo, no bairro Jardim das Acácias. Na manhã desta quarta-feira (6), equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos iniciaram a concretagem das calçadas na área situada entre a rua Aderbal Viana com alameda Oton Fleuri.

Os moradores do entorno, ao adotarem a praça, potencializaram o sentimento de coletividade, auxiliando o poder público com cuidados e manutenções. O local, atualmente, já dispõe de playground e academia ao ar livre, além de elementos de paisagismo que propiciam o lazer e bem-estar. A população entra com parte das melhorias e todas as ações são acompanhados e compartilhadas com a SMMASU. Para a praça, está prevista ainda a instalação de pistas de caminhada, pergolado e outras melhorias.

“Estamos trazendo esse projeto importante da forma que o prefeito determina que trabalhemos: em parceria com a comunidade. O poder público entra com uma parte e a comunidade se juntou levantando recursos para a construção do restante. É o tipo de parceria que dá certo”, destacou o secretário à frente da pasta, João Batista Ferreira Júnior.

A adoção da praça Leopoldo de Melo foi firmada em 2020, sendo um dos 39 acordos estabelecidos pelo programa, com moradores e empresários, para a realização de cuidados e manutenções. As benfeitorias incluem, mediante análise profissional, a execução de projetos de urbanização, revitalização e paisagismo. Há ainda a possibilidade de instalar uma placa dando publicidade à adoção.

Como adotar uma área:

  • Interessados em adotar alguma área verde da cidade devem comparecer ao Centro Administrativo com um ofício descrevendo todas as ações que pretendem implementar no espaço, tais como revitalização, pintura, plantio de árvores, entre outras. Informações detalhadas por ser obtidas no site da Prefeitura ou através das cartilhas.
  • Os técnicos da prefeitura realizam uma detalhada visita técnica ao local. É gerado um laudo que aponta a viabilidade da adoção da área requerida e se são prudentes as respectivas propostas de adoção.
  • Os agentes municipais entram em contato com a parte interessada na adoção para agendar reuniões que norteará as diretrizes do processo.
  • Para facilitar o processo por parte dos interessados, a prefeitura realiza o projeto de Revitalização ou Urbanização.
  • Se todos os procedimentos forem satisfatórios, é assinado o Termo de Adoção e do Plano de Trabalho, com publicação da parceria no Diário Oficial do Município.
Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também