Notícias

Prefeitura aprimora limpeza urbana, iluminação pública e arborização da cidade

Trabalho da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos atingiu dados recordes nos últimos quatro anos
6 de janeiro de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Ao longo dos quatro anos da gestão 2017-2020, a Prefeitura de Uberlândia investiu na garantia de qualidade de vida à população por meio da intensificação de ações permanentes de limpeza urbana, arborização, implantação e revitalização de áreas verdes e conscientização ambiental. Foram recolhidos mais de 2,1 milhões de toneladas de resíduos de construção civil, volumosos e massa verde descartados irregularmente pela cidade. A produção de mudas, feita pelo Horto Municipal, chegou a mais de 475 mil espécies de frutíferas, nativas e ornamentais.

Além disso, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos também está envolvida na Parceria Público-Privada (PPP) da Iluminação Pública. A modernização com luminárias de LED já atendeu todo o bairro Glória e segue pelas vias do município, totalizando mais de 30.430 substituições. O serviço tem conclusão prevista para fevereiro de 2022, quando devem ser substituídas aproximadamente 87 mil luminárias, gerando economia para o Município e sem custos adicionais à população.

“O balanço nos últimos quatro anos foi muito positivo. Trabalhamos de forma diária em todas as frentes para trazer mais qualidade de vida à população. Conseguimos unificar limpeza pública urbana e manutenção e preservação do meio ambiente. Com certeza, a população sentiu o resultado das nossas ações que foram humanizadas, pois, sem a comunidade, não temos como manter uma cidade cada vez mais limpa. Uma das principais ações foi, obviamente, o contrato assinado da PPP com a Engie, que traz ganhos ambientais fantásticos e a modernização em todo parque de iluminação, resultando em conforto e qualidade de vida, além de deixar de emitir 2 mil toneladas de gás carbônico na atmosfera”, destacou o titular da pasta, João Batista Ferreira Junior.

Investimentos e implantações

– Com a melhoria das estufas do Horto Municipal, foram produzidas 476.893 mudas, das quais 125.518 foram doadas. Baseada em análise técnica, a equipe realizou 38.295 plantios e manutenções, 18.082 podas e 2.462 supressões.

– Revitalização do Parque Municipal do Luizote de Freitas (Parque da Represa) e Parque Linear do Rio Uberabinha. Criação do Labirinto Verde no Parque Santa Luzia.

– Implantação da telegestão, que possibilita a verificação do comportamento de 25% das luminárias através de interface integrada e on-line com a Centra de Controle e Operação (CCO), o que trará rapidez na detecção de falhas de equipamentos. O serviço está disponível para a população através do 0800 006 1739.

– Total de 95.223 solicitações relativas à iluminação pública atendidas entre 2018 e março de 2020. A partir de abril, as solicitações passaram a ser intermediadas pela Engie, totalizando já 41.176 atendimentos. A resolução dos casos ocorre em um tempo máximo de 48 horas.

– Instalação de 546 novos pontos de iluminação pública no município, sendo 111 apenas em 2020.

– Conclusão da instalação ou substituição de 812 postes de iluminação pública entre 2017 e 2019, incluindo 385 postes novos com iluminação de LED em todo o bairro Glória. Outros bairros atendidos foram Santa Mônica (Avenida João Balbino e Avenida Francisco Ribeiro), Dona Zulmira (Avenida Rubi), Roosevelt (Avenida Moacir Lopes de Carvalho e Avenida Rodrigo Pereira Junior) e Morumbi (Avenida Antônio Jorge Isaac).

– Ao longo de 2020, já foram concluídas a instalação ou substituição de 16 postes em praça no bairro São Jorge. Outras 104 unidades estão em andamento nos bairros Dom Almir (Avenida Solidariedade), Roosevelt (Praça Noêmia Gonçalves Cardoso), Chácaras Paraíso (trevo de acesso e alameda principal), Minas Gerais (Rua Tulha), Chácaras Panorama (Rua Sibipiruna) e Saraiva (Rua Benjamin Alves dos Santos).

– Implantação do Projeto Uberlândia Amiga dos Carroceiros em 2020, com a realização de cinco edições e mais de 300 atendimentos veterinários a animais e orientações aos prestadores de serviço. Eventos realizados nos Ecopontos São Jorge, São Lucas e Guarani. Previsão de expansão para todos os Ecopontos. 

– Liberação para prestadores de serviços ou pessoas físicas realizarem mais de uma viagem para a descarga de entulhos nos Ecopontos.

– Ecopontos dos bairros nos Canaã, Daniel Fonseca, Santa Rosa, São Jorge e Morumbi começaram a receber o descarte de gesso.

– Mudança, ampliação e modernização do Ecoponto Morumbi. Ampliação do Ecoponto São Jorge

– Início do projeto de Enriquecimento Ambiental, garantindo estímulo, cognitivo, físico, ambiental, espacial e sensorial ao animais

– Marcação de todos os animais pertencentes ao Zoológico com a aplicação de novos microchips

– Criação de pátio de compostagem com produção de aproximadamente 300kg mensais de adubos

– Plantio em áreas degradadas: 20 mudas de crótons, 20 mudas de clorofito, 20 mudas de clúsias e 800m² de grama São Carlos

– Plantio de espécies arbóreas dentro dos recintos com 10 hibiscos, seis amoras, oito ipês de jardim

– Revitalização dos jardins com 70 Liríopes e 40 moreias

– Recebimento de 2 jacarés-tinga, 1 cachorro-do-mato, 1 veado-catingueiro, 1 tamanduá-mirim, 1 tartaruga-mordedora, 1 jiboia-do-cerrado: todos oriundos da UFU e destinados pelo Instituto Estadual de Florestas

– Execução de 11 projetos para instalação de academias ao ar livre em praças:

Praça Sebastião De Brito – Alto Umuarama
Praça Urias Batista – Umuarama
Praça Bandeirantes – Jardim Ipanema
Praça Inominada (Avenida Ivaldete C. Pacheco) – Taiaman
Praça Alcides Borges De Oliveira – Jardim Finotti
Praça Inominada (Paróquia Nossa Senhora De Guadalupe) – Laranjeiras
Praça Frei Antonino Puglisi – Shopping Park
Praça São Lucas – Pampulha
Praça Inominada, Rua Constança Com Rua Nápoles  – Jardim Europa
Praça Herminia Zoccoli – Brasil
Praça Julio César Bortolato – Pampulha

– Execução de 10 praças, nove projetos paisagísticos e urbanísticos e elaboração de 13 projetos arquitetônicos.

2017: Praça Zenilde Lourdes De Sá Silveira – Jardim Maanaim

2018: Praça Maria Mendes Da Silva – São Jorge
Praça Inominada (Rua Lourdes De Carvalho com  Av. Ubiratan Honório De Castro) – Segismundo Pereira
Praça Tuffic Issa – Gramado

2020: Praça Inominada (Alameda Lobato) – Jardim Holanda (Em andamento)
Praça Frei Antonino Puglisi – Shopping Park (Em andamento)
Praça São Lucas – Pampulha (Em andamento)
Praça João Alexandre Da Silva -Taiaman
Praça Julio César Bortolato – Pampulha
Praça Francisca Teodora – Vigilato Pereira

Fotos: Divulgação/Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

Melhorias, atendimentos e manutenções

– Através do programa “Adote Uma Praça ou Canteiro Central”, foram 39 áreas verdes (mais três aditamentos) acordados junto com população e empresários para os cuidados e manutenções.

– Recolhimento de 51.288 toneladas de entulhos e massa verde durante o Mutirão Cidade Limpa. Bairros atendidos: Tocantins, Guarani, Glória, Canaã, Shopping Park, Tapuirama, Cruzeiro dos Peixotos, Martinésia, Miraporanga, Maravilha, São José, Maria Resende, Jardim Brasília 1, 2 e 3, São Jorge, Chácaras Douradinhos, Val Paraíso, Jardim Célia e Jardim Maanaim.

– Limpeza de 117.025 bueiros ao longo dos quatro anos, com intensificação focada na prevenção das chuvas de fim de ano.

– Recolhimento de 68.796 caçambas com entulhos e massa verde nos 13 Ecopontos: Luizote de Freitas, São Jorge, Santa Rosa, Guarani, Roosevelt, Daniel Fonseca, Morumbi, São Lucas, Tocantins, Cruzeiro do Sul, Segismundo Pereira, Mansour e Canaã.

– Recolhimento de 77.423 toneladas de massa verde descartada em locais irregulares

– Recolhimento de 671.685 toneladas de resíduos gerais

– Recolhimento de 1.065.400 toneladas de resíduos da construção civil. Termo convênio celebrado com a Central de Tratamento de Resíduos Sólidos Industriais 2020/21.

– Destinação dos resíduos da construção civil para as secretarias municipais de Obras e Agropecuária para a utilização em estradas vicinais rurais e vias urbanas, sendo 300 toneladas empregadas em vias do bairro Glória. Material também utilizado para o projeto da Horta Comunitária do bairro Guarani.

– O cemitério Bom Pastor recebeu recapeamento das vias internas, conclusão e reforma do necrotério, demolição e reconstrução dos velários (queimadores de velas), contratação para construção de 830 jazigos em pré-moldados

– No cemitério São Pedro, foi feito o recapeamento das vias internas, demolição e reconstrução dos velários (queimadores de velas) e manutenção geral

– Atendimento a cerca de 12 mil pessoas em período normal e aproximadamente 14 mil durante período de férias no Zoológico Municipal

– Adequação da alimentação de todos os animais do Zoológico com rações específicas para diversas espécies, frutos, leguminosas e folhas

– Reforma dos tanques de higienização das caixas dos animais

– Atendimentos veterinário especializados para avaliação do plantel:  ultrassonografia, oftalmologia, acupuntura, radiologista, anestesiologista, endoscopista e especialistas em felinos

– Renovação de 22 recintos

– Instalação e troca das placas informativas sobre os animais

– Com foco na educação ambiental, foram atendidas 27.503 pessoas em eventos e palestras, e outras 40.179 pessoas durante atividades em parques (Siquierolli, Santa Luzia e Zoológico) e escolas municipais, estaduais, federais e particulares. Entre os projetos estão: Escola de Brasilidade (parceria com o 36º B.I.MEC), SIPATs em locais diversos, e atendimento a pacientes com necessidades mentais especiais no Centro de Convivência e Cultura do Parque Santa Luzia.

– Liberação de 5.119 alvarás pelo setor de Núcleo de Fiscalização de Meio Ambiente ao longo dos quatro anos; e outros 9.193 de Fiscalização de Posturas em 2020

– Com foco no combate ao Covid-19, já foram 652 autos de infração, 1.070 notificações e 120 interdições registrados em 2020

– No longo dos quatro anos, o Núcleo de Fiscalização de Meio Ambiente registrou: 647 autos de infração, 1.098 autos de fiscalização

– Foram registrados 5.297 atendimentos pelo Serviço de Informação Municipal (SIM), 400 via Fale Conosco, e 4.060 atendimentos da Patrulha Ambiental (sendo 405 só com direcionamento ao enfrentamento da disseminação de Covid-19

– Organização da Semana do Meio Ambiente e Combate às Queimadas, em 2018 e 2019. Realização de blitz ambiental com conscientização sobre descarte irregular de resíduos sólidos em 2019 e 2020. Elaboração do Projeto de Limpeza da Praça Tubal Vilela e Cine Ambiental em 2019.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também