Notícias

Grande pacote de obras aprimora atrações do Parque do Sabiá

Em quatro anos, Prefeitura investiu mais de R$ 3 milhões no cartão-postal
7 de janeiro de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Ao longo desta gestão do prefeito Odelmo Leão, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), investiu mais de R$ 3 milhões no Parque do Sabiá. Os recursos, referentes ao período de 2017 a 2020, foram utilizados em diversas melhorias na estrutura do principal cartão postal de Uberlândia, como a reforma completa da piscina adulta e as construções de uma piscina infantil, uma portaria na entrada do bairro Santa Mônica, um fraldário no Mundo da Criança, novos banheiros e quiosques (confira no quadro abaixo detalhes sobre cada um dos serviços).

Também está na reta final a construção de uma nova portaria no Mundo da Criança, nos mesmos moldes da construída na entrada do Santa Mônica, e já foram iniciadas outras duas importantes obras: o projeto paisagístico Jardim do Sabiá e a revitalização completa do Mundo da Criança. “O Parque do Sabiá é um dos locais preferidos da população de Uberlândia e região devido à sua beleza e às opções de lazer e prática esportiva. Nesses últimos quatro anos, fizemos importantes investimentos que, sem dúvida, tornaram o local ainda mais seguro, bonito e agradável para nossa população”, destaca o prefeito Odelmo Leão.

Em períodos normais, antes da pandemia, o Parque do Sabiá recebia uma média diária de 8 mil visitantes de segunda a sexta-feira e 20 mil aos fins de semana. “O local é um dos maiores patrimônios de Uberlândia e, por isso, buscamos promover constantes manutenções e melhorias em sua estrutura, ao longo da gestão do prefeito Odelmo Leão”, completou o diretor geral da Futel, Edson Zanatta.

Obras realizadas no Parque do Sabiá entre 2017 e 2020

– Reforma completa da piscina (local totalmente revitalizado. Além da sua estrutura, que estava comprometida, e foi reforçada, a piscina recebeu cerâmica no fundo e nas bordas, uma casa de máquina com novos filtros e bomba, além de um novo sistema de iluminação com lâmpadas de led e ainda rampas de acessibilidade, com grades e corrimões).

– Construção de nova portaria, na entrada do bairro Santa Mônica (83 metros quadrados, revestimento na cor mogno, piso em porcelanato, catracas de entrada e saída, acessibilidade, guarita com banheiro, portão de serviço para veículos e iluminação de led. Construída através de uma parceria público-privada com a MRV Engenharia).

– Construção da piscina infantil (Com 240 metros quadrados e 60 cm de profundidade, ela será utilizada para o lazer das crianças aos domingos, das 8h às 16h, e nas aulas de natação, ao fim da pandemia).

– Revitalização (reforma de banheiros e vestiários, manutenção no sistema elétrico na pista do parque, manutenção no Mundo da Criança, fresa asfáltica no estacionamento e jardinagem).

– Construção de dois novos banheiros (masculino e feminino), em substituição de banheiros químicos localizados próximo ao canil do Pelotão da Rondas Ostensivas com Cães (Rocca) da Polícia Militar.

– Construção de um fraldário, no Mundo da Criança, para que os pais e responsáveis tenham total privacidade para que os pais troquem e higienizem seus filhos (O local conta, inclusive, com água quente).

– Construção de palco do Parque do Sabiá com 35 metros quadrados, todo coberto e revestido com telhas sanduíche.

– Revitalização das quadras de areia do Arena Park.

– Ampliação no estacionamento, que passou a oferecer 80 novas vagas, aumentando a capacidade máxima do local para 330 veículos.

– Instalação de 27 novas câmeras de segurança no Parque do Sabiá, que agora passou a contar com um total de 62.

– Plantio de grama por toda a extensão do parque.

– Instalação de 234 luminárias de LED de 60w por toda extensão da pista de caminhada do Parque do Sabiá (serviço executado pela Prefeitura Municipal de Uberlândia).

– Instalação de 47 luminárias de LED na beira da represa do Parque do Sabiá.

– Construção de quatro quiosques para serem utilizados por empresas para a comercialização de bebidas e comidas no Parque do Sabiá (dois concluídos e dois em construção).

– Construção de nova portaria do Mundo da Criança, nos mesmos moldes da entrada do bairro Santa Mônica (em fase final).

– Início das obras do Jardim Sabiá (Projeto de paisagismo com lago e cascata que está sendo construído em 9,5 mil metros quadrados, na curva entre os campos de futebol e a piscicultura. O espaço terá um lago com 40 cm de profundidade, cascata, caminhos de pedra, pergolados, praça com bancos de concreto, iluminação e plantio de vegetação, incluindo forração, arbustos, árvores e palmeiras).

– Início da revitalização do Mundo da Criança (Inclui a recuperação dos 60 brinquedos do Mundo da Criança, com reparos, solda e pintura, troca de areia e construção de quatro passarelas).

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também