Notícias

Dmae inicia substituição de um total de 28 mil hidrômetros

Medidores com mais de sete anos serão trocados, conforme norma do Inmetro
12 de janeiro de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) iniciou, nesta segunda-feira (11), a substituição de cerca de 28 mil hidrômetros em Uberlândia. A troca atende portaria do Instituto Nacional de Inmetro Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que indica que o equipamento deve ser verificado ou trocado em até sete anos. A substituição começou a ser realizada nos bairros Saraiva, Pampulha, Minas Gerais, Gramado e Cruzeiro do Sul. O parque de hidrômetros da cidade conta com mais de 202 mil unidades e a substituição alcança 13,86%.

A troca do medidor é gratuita e os moradores dos bairros citados receberam a notificação junto à conta de água, avisando sobre o serviço. O trabalho está sendo realizado por técnicos do Dmae, identificados com crachá, uniforme e veículo (motocicleta) da autarquia. Caso o morador tenha alguma dúvida, pode entrar em contato com o setor de hidrometria pelo número 3228-7761.

O coordenador do núcleo de hidrometria, José Augusto Alves da Silva, explica que a substituição dos hidrômetros é um processo realizado anualmente, que garante a confiabilidade da leitura do medidor. No ano passado, o Dmae realizou a troca de 14.122 medidores. Já em 2019, foram substituídos 26.429 equipamentos do tipo.

Irregularidades

A autarquia também notificou os moradores que estão com hidrômetros irregulares, como obstrução por concreto, solda irregular, acúmulo de terra, arame ou cadeado. Os munícipes têm até 30 dias, a partir da notificação, para regularizar o acesso, com risco de multa e até suspensão do atendimento. Somente após a regularização, o Dmae pode realizar a troca.

Laboratório

A aferição do hidrômetro é o que garante a confiabilidade na medição e a cobrança justa pela água consumida. Antes da substituição, os novos medidores passam por análise em uma bancada no laboratório de hidrometria do Dmae. A autarquia possui um dos mais modernos laboratórios de hidrometria do país, inaugurado em 2010, durante a segunda gestão do prefeito Odelmo Leão.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também