O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) iniciou, nesta segunda-feira (11), a substituição de cerca de 28 mil hidrômetros em Uberlândia. A troca atende portaria do Instituto Nacional de Inmetro Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que indica que o equipamento deve ser verificado ou trocado em até sete anos. A substituição começou a ser realizada nos bairros Saraiva, Pampulha, Minas Gerais, Gramado e Cruzeiro do Sul. O parque de hidrômetros da cidade conta com mais de 202 mil unidades e a substituição alcança 13,86%.
A troca do medidor é gratuita e os moradores dos bairros citados receberam a notificação junto à conta de água, avisando sobre o serviço. O trabalho está sendo realizado por técnicos do Dmae, identificados com crachá, uniforme e veículo (motocicleta) da autarquia. Caso o morador tenha alguma dúvida, pode entrar em contato com o setor de hidrometria pelo número 3228-7761.
O coordenador do núcleo de hidrometria, José Augusto Alves da Silva, explica que a substituição dos hidrômetros é um processo realizado anualmente, que garante a confiabilidade da leitura do medidor. No ano passado, o Dmae realizou a troca de 14.122 medidores. Já em 2019, foram substituídos 26.429 equipamentos do tipo.
Irregularidades
A autarquia também notificou os moradores que estão com hidrômetros irregulares, como obstrução por concreto, solda irregular, acúmulo de terra, arame ou cadeado. Os munícipes têm até 30 dias, a partir da notificação, para regularizar o acesso, com risco de multa e até suspensão do atendimento. Somente após a regularização, o Dmae pode realizar a troca.
Laboratório
A aferição do hidrômetro é o que garante a confiabilidade na medição e a cobrança justa pela água consumida. Antes da substituição, os novos medidores passam por análise em uma bancada no laboratório de hidrometria do Dmae. A autarquia possui um dos mais modernos laboratórios de hidrometria do país, inaugurado em 2010, durante a segunda gestão do prefeito Odelmo Leão.