Notícias

‘Escola Bem Arrumada’ leva inúmeras melhorias para unidades municipais

Reformas e manutenções nos espaços de ensino foram intensificadas desde o ano passado
12 de janeiro de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Desde a troca de uma lâmpada queimada até a construção de novas estruturas, a Prefeitura de Uberlândia não para de investir em manutenções, melhorias e ampliações em suas 121 escolas de ensino regular. Isto ocorre pelo programa Escola Bem Arrumada, lançado pelo prefeito Odelmo Leão durante seu primeiro mandato e que realiza intervenções nas estruturas físicas dos prédios. Nas unidades, são executadas manutenções rotineiras, bem como grandes reformas, a fim de que estejam sempre em perfeitas condições de funcionamento.

O Escola Bem Arrumada foi mantido mesmo durante a pandemia de Covid-19, que resultou na suspensão das aulas presenciais ainda no primeiro semestre de 2020. Retomado pelo prefeito Odelmo Leão em 2017, em três anos o programa já concluiu grandes reformas em 23 unidades e 21 outras intervenções medianas. Atualmente estão em andamento as reformas em 37 prédios, bem como a construção da Escola Municipal de Educação Fundamental (Emef) de Tempo Integral.

O programa é uma demonstração do zelo que a administração municipal tem com cerca de 70 mil alunos e mais de oito mil profissionais do magistério. Os serviços também são uma garantia de que os estudantes e os servidores encontrarão bons espaços físicos quando ocorrer o retorno às aulas presenciais.

“Acrescentamos vários itens no ano de 2020 devido à pandemia, já visando o retorno presencial quando as condições sanitárias permitirem. Uma novidade foi a instalação de mais lavatórios para higienização das mãos e tudo de acordo com a idade dos alunos. Por exemplo, nas escolas de educação infantil, os equipamentos são menores e mais baixos para facilitar para as nossas crianças”, disse a secretária de Educação, Tania Toledo.

Na Escola Municipal Professora Olga Del Fávero, no bairro Laranjeiras, por exemplo, a reforma abrange novas pinturas das salas de aula, reforma da cantina incluindo implantação de azulejos nas paredes e reforma completa da calçada no entorno da unidade com instalação de piso tátil. “Mesmo sem estarmos com aulas presenciais, já recebemos muitos elogios de pais e alunos quando eles vêm à escola. Os estudantes sempre perguntam quando terão aulas e poderão utilizar os espaços com as melhorias”, disse a diretora da unidade, Telma Prado.

Como é o Programa Escola Bem Arrumada

O Escola Bem Arrumada tem início com vistorias técnicas nas escolas. Nesta fase são observados principalmente as redes hidráulica e elétrica e itens como infiltrações nos telhados. Outros aspectos considerados envolvem situação dos bebedouros de água fornecida aos alunos e servidores, toldos e infestações de animais (pombos, ratos e insetos), além de pinturas, trincados e rachaduras nas paredes. Em seguida tem início a execução dos serviços.

Para o trabalho ser o mais amplo possível, além da Educação e da Eman, o programa tem a participação de outras secretarias municipais. Dezenas de profissionais são envolvidos em serviços como os feitos pela pasta de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, que consiste em capinas, roçagens e podas de árvores, tanto na parte interna da escola como na externa e em lotes vagos no entorno. Já a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes é responsável pelas sinalizações viárias e Obras pelas recuperações das massas asfálticas nas vias do entorno. Também está envolvido o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae).

Um trabalho considerado indispensável é feito pelas equipes do Centro de Controle de Zoonoses, da Secretaria de Saúde, no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Além das escolas, os focos estão sendo eliminados no entorno dela em calhas, telhas, vasos de plantas e bebedouros de animais, entre outros itens.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também