Mulheres vítimas de violência têm acesso a uma ampla rede e ferramentas para sua proteção e acolhimento disponibilizadas pela Prefeitura de Uberlândia. Dentre elas, o aplicativo Salve Maria é um importante aliado da mulher, principalmente durante esse período de pandemia. Lançado em março de 2019, a ferramenta soma mais de 12.500 downloads. Ao todo, já foram registradas 661 denúncias feitas pelo aplicativo e 395 usuárias acionaram o botão do pânico, acusando uma situação de perigo iminente.
A iniciativa propicia mais um canal direto com a Polícia Militar (PM) para denúncias de abusos de diferentes tipos. Por rápidos comandos no celular, é possível reportar violências de ordem física, psicológica, patrimonial, moral e sexual. A ferramenta também permite informar se o caso está ocorrendo no exato momento da denúncia. Em ocorrências de extrema urgência, basta que o denunciante utilize o “botão do pânico” para acionar imediatamente a presença dos militares.
Apoio à mulher
O projeto foi idealizado pela secretária municipal de Governo e Comunicação, Ana Paula Junqueira. O aplicativo foi desenvolvido pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Empresa Processamento de Dados de Uberlândia (Prodaub) em parceria com a Secretaria Municipal de Governo e Comunicação. Quem possui smartphones com o sistema operacional Android pode baixar o app na loja virtual Play Store. Para o sistema iOS, o recurso está disponível no App Store.
A ferramenta já é uma referência para outras cidades. Em agosto do ano passado, a gestão municipal assinou um termo de cooperação técnica com a cidade de Patos de Minas, permitindo que o município do Alto Paranaíba também passe a utilizar o recurso.