Notícias

Projetos “Pontos que unem” alcança 55,6 mil máscaras produzidas

Trabalho é desenvolvido em pequena fábrica de costura montada na Penitenciária Professor João Pimenta da Veiga
15 de janeiro de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A Prefeitura de Uberlândia, em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, Secretaria de Administração Prisional e Penitenciária Professor João Pimenta da Veiga, lançou, em maio de 2020, o projeto “Pontos que unem”. Trata-se de uma oficina de profissionalização em costura que produz máscaras, utilizadas nas medidas de contenção da propagação do novo Coronavírus. Nos últimos dias, a estrutura de trabalho alcançou a marca de 55.600 máscaras produzidas.

Para a execução do projeto, cinco máquinas de costura profissional, um cortador profissional de pano e insumos foram adquiridos pelo Município, com um investimento de aproximadamente R$ 40 mil. Já a mão de obra utilizada é composta por 12 detentos do regime fechado e que terão a redução de um dia de suas penas para cada três dias trabalhados, com jornada diária de oito horas, de segunda a sexta-feira.

A iniciativa contribui com mais uma das centenas de ações municipais voltadas à prevenção do contágio e da transmissão do novo coronavírus. A destinação das máscaras foi dividida em dois grupos, sendo 80% para servidores da administração pública municipal, prioritariamente agentes de saúde, assistentes sociais, agentes patrimoniais e profissionais que atuam com atendimento presencial ao público. Já os outros 20% da produção vêm sendo destinados para a Penitenciária Professor João Pimenta da Veiga.

Do total geral entregue à Prefeitura (44.480 máscaras), 29.680 foram direcionadas à DAD – Diretoria de Abastecimento e Distribuição, ficando à disposição de todas as secretarias municipais e 14.800 foram entregues à CAF – Central de Abastecimento Farmacêutico.

A higienização das máscaras produzidas fica a cargo da Instituição Cristã de Assistência Social de Uberlândia (Icasu) e a distribuição para a administração pública é de responsabilidade do Diretoria de Armazenagem e Distribuição (DAD).

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também