Notícias

Novo Centro de Internação Pediátrico começa a receber pacientes

Unidade dispõe de 30 leitos para crianças de até 12 anos com quadros leves ou moderados
18 de janeiro de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Inaugurado pelo prefeito Odelmo Leão na manhã desta segunda-feira (18), o Centro de Internação Pediátrico Missão Sal da Terra Dr. Helder Castro de Bastos recebeu o primeiro paciente à tarde, dando início ao serviço de internações infantis. O paciente tem 3 anos e esteve pela manhã na Unidade de Atendimento Integrado (UAI) do bairro São Jorge, de onde foi encaminhado para o novo equipamento hospitalar situado no bairro Pacaembu.

A reforma e a estruturação do prédio viabilizadas pela Prefeitura em parceria com a Missão Sal da Terra permitiram a oferta de 30 leitos de enfermaria, sendo dois de isolamento, para o público de até 12 anos. Os pacientes, considerados leves ou moderados após classificação profissional, chegarão ao Centro de Internação Pediátrico gradativamente. Os atendimentos são realizados por equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiras, assistentes sociais, nutricionistas e pedagogos.

Mãe do primeiro garoto atendido, Isabela Sales Silva reconheceu os esforços da administração municipal em prover atendimento de qualidade às famílias. “É importante ter esse espaço pediátrico para atender melhor as crianças. Fui muito bem recebida com meu filho, o hospital está bem arrumado, as enfermeiras foram muito educadas e a equipe é muito boa”, destacou

Situações de alta complexidade continuarão sendo direcionadas para o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU).

Estruturação e homenagem

Novo Centro de Internação Pediátrico começa a receber pacientes 1
Fotos: Cleiton Borges – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU

A escolha do nome para o Centro de Internação Pediátrico é uma homenagem ao médico e pediatria Dr. Helder Castro de Bastos, que foi um dos fundadores da associação beneficente Missão Sal da Terra e também professor na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Para a abertura e funcionamento adequados do local, a Prefeitura e Missão Sal da Terra promoveram adaptações no prédio inicialmente destinado ao funcionamento da UPA Pacaembu (Norte). Foram feitas intervenções na parte elétrica, hidráulica, impermeabilização das paredes que são de drywall (placa de gesso), entre outros.

Ampla rede de atendimento

Além do novo Centro de Internação Pediátrico, Uberlândia já possui uma ampla rede de promoção de saúde em infantil com o Hospital e Maternidade Dr. Odelmo Leão Carneiro. Só em 2020, a unidade realizou quase 3 mil partos, com uma estrutura que conta com UTI Neonatal de ponta. Além disso, são ofertados trabalhos de apoio psicológico e social, com foco em crianças com deficiência ou em situação de vulnerabilidade social.

Centro de Internação Pediátrico Missão Sal da Terra Dr. Helder Castro de Bastos
Avenida Sete de Setembro, 871 – bairro Pacaembu

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também