O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) começou, no último dia 15, a medição da profundidade (batimetria) da Lagoa do Parque Santa Luzia, prevista para ser concluída nesta semana. Em seguida, será iniciado o levantamento topográfico de uma extensão aproximada de sete quilômetros do córrego Lagoinha, que abrange da proximidade da BR-365 até a avenida Nicomedes Alves dos Santos. A iniciativa integra as ações do programa “Buriti Cidade”, que prevê a recuperação dos córregos do perímetro urbano.
A diretora de planejamento do Dmae, Angélica Spirandelli, explica que a batimetria vai possibilitar reconhecer os pontos mais rasos da represa, indicando onde há maior concentração de sedimentos e em quais locais deverá ser feito o desassoreamento. “Com isso, temos condições de avaliar o volume de sedimentos para as ações de dragagem, com objetivo de retificar a calha do corpo hídrico”, detalhou.
Já o levantamento topográfico consiste no perfil da extensão do córrego, incluindo todas variações do relevo por onde passa o curso hídrico. Este levantamento vai oferecer um detalhamento maior do projeto de revitalização do córrego.
O programa “Buriti Cidade” lançado recentemente pelo prefeito Odelmo Leão visa recuperar proteger, preservar e monitorar os córregos do perímetro urbano de Uberlândia. Sua execução é resultado de uma parceria entre o Dmae e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos.