Notícias

Geladeira literária ajuda a difundir hábito da leitura em Uberlândia

Projeto Gelateca está instalado no Centro Municipal de Cultura
20 de janeiro de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Já imaginou abrir uma geladeira e encontrar várias obras literárias prontas para serem lidas? Em Uberlândia, essa curiosa iniciativa já é realidade por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) que implementou a ideia, batizada de “Gelateca”, na área externa do Centro Municipal de Cultura.

A geladeira personalizada, dando uma nova finalidade ao eletrodoméstico sem condições de uso convencional, está localizada nas proximidades da rampa de acesso à Biblioteca Municipal e a sede da secretaria. A secretária municipal de Cultura, Mônica Debs, destaca que todas as pessoas podem retirar publicações no local, levá-las para casa para depois fazer a devolução. Também é possível doar obras literárias para integrar o projeto.

“Nosso sentimento é de preservação com essa proposta de valorizar a leitura. A ‘Gelateca’ fica na área externa, próximo ao parque infantil. E o objetivo é que a população retire livros do local e, depois, volte para devolver a obra, trocá-la ou realizar uma doação, para que outras pessoas também tenham acesso gratuito a esse benefício. Destacamos que todos os cuidados sanitários estão sendo tomados em relação às obras”, destacou.

A SMC tem buscado parceiros para expandir a ideia das “Gelatecas” para outras áreas do município. Interessados podem entrar em contato pelo telefone:
3236-8011.

Funcionamento

Outra opção para quem busca obras literárias variadas é a Biblioteca Municipal Juscelino Kubitscheck de Oliveira, que retomou os empréstimos e devoluções em novembro. A volta das atividades segue todas as medidas de biossegurança recomendadas pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19.

O atendimento ao público pela Biblioteca Municipal de Cultura ocorre de segunda a sexta-feira, das 9 às 17h. Já o Centro Municipal de Cultura está aberto de segunda a sexta, das 8h às 18h.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também