Após a chegada da vacina Coronavac e imunização 352 profissionais de saúde atuantes na linha de frente de enfrentamento à Covid-19, na tarde de terça-feira (19), a Prefeitura planejou aplicação de cerca de 1.880 doses para o segundo de vacinação. O trabalho começou logo pela manhã desta quarta-feira (20) em um dos ginásios do Uberlândia Tênis Clube (1.200 doses). Ao longo do dia, também ocorre a imunização no Centro de Internação do Missão Sal da Terra (84 doses), anexo do Hospital Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro – Santa Catarina (455), e na Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) Clínica Jesus de Nazareth (150 doses).
Na linha de frente no combate à pandemia desde o início do ano passado, o médico da Vigilância Epidemiológica, Marcelo Sinício Peixoto, foi um dos vacinados nesta quarta. Atento à satisfação e otimismo dos colegas de trabalho que já foram vacinados e, agora, estão aplicando as doses, ele destacou a excelência do plano de vacinação desenvolvido pela administração municipal.
“Ontem recebi o SMS duas vezes com horário e local de recebimento da vacina, achei bem simples e claro. É um início de esperança a população da área da saúde ser vacinada. Eu estou surpreendido positivamente com a rapidez da montagem da estrutura, a notificação e a montagem da fila. É agradável olhar no rosto de pessoas que estão trabalhando na prevenção da doença e ver como estão satisfeitos e felizes”, destacou.
Ocupante do posto de vacinação nº 01, a enfermeira da UBS Roosevelt, Fabiana Prado, também foi imunizada na terça-feira (19) e se diz grata por salvar outras vidas. “Cada pessoa imunizada é um fio de esperança que vemos no fim do túnel de tentarmos viver novamente a normalidade. É um momento maravilhoso e estamos todos emocionados, que tanto esperamos após quase um ano de pandemia “, disse.
O sentimento é compartilhado pela técnica de enfermagem que atua há seis anos na UTI do Hospital Municipal, Perciliana Rezende. Ela recebeu a dose da vacina também pela manhã desta terça-feira. “Pra nós que acompanhamos de perto a pandemia, é gratificante ver a preocupação e como tudo está acontecendo de modo rápido e ágil. Meu desejo é que mais pessoas fora do grupo de risco e profissionais de saúde possam ser vacinados também”, ressaltou.
A estrutura para a vacinação montada no Ginásio do UTC considerou o fácil acesso e com toda a segurança necessária. São 30 postos de vacinação, que atendem uma média de quatro pessoas por hora. Ao todo, 45 profissionais da Prefeitura de Uberlândia, em estão no local realizando a vacinação e ordenação do fluxo. Após o procedimento, os profissionais imunizados permanecem por 10 minutos em observação no estádio anexo.
Cronograma
A coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Claubia Oliveira, destaca que, nesta etapa, 6.901 pessoas receberão a primeira dose da vacina. O cronograma da próxima dose e das etapas seguintes será definido conforme o recebimento de mais imunizantes.
“Temos muito inscritos, mas para o agendamento ficamos na dependência de termos a disponibilidade de doses. A segunda dose dessas pessoas já está garantida e, assim que tivermos a data, iremos retirar mais 6.901 doses para garantirmos a primeira e segunda dose dessa população. Gradativamente, o Ministério da Saúde vai enviar novas remessas e, à medida que forem chegando, nossa intenção é imunizarmos o quanto antes a todos”, destacou.
Cadastro
O cadastramento prévio para imunização está disponível no Portal da Prefeitura desde o último dia 17. O acesso é feito no Portal da Prefeitura, na aba “Enfrentamento ao Coronavírus” e depois basta acessar o botão “Cadastro Vacinação” (acesse aqui). É necessário preencher dados pessoais, endereço, telefone, entre outros.
O agendamento será feito com suporte da ferramenta de georreferenciamento da empresa pública Processamento de Dados de Uberlândia (Prodaub). Por meio desta tecnologia, o agendamento da vacinação será feito para locais abertos e próximos às pessoas cadastradas. A Prefeitura alerta para que as pessoas se atentem para o recebimento de mensagens de texto verídicas e compareçam ao ponto de vacinação agendado com cartão de vacina, documento pessoal e comprovante de atuação ativa na rede de saúde.