Notícias

‘Zap da Prefeitura’ facilita acesso a diversos serviços públicos

Consultas médicas, denúncias, alertas meteorológicos, entre outras iniciativas, estão mais próximas da população
25 de janeiro de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A Prefeitura de Uberlândia oferece um recurso virtual que, literalmente, está na palma da mão da população: o “Zap da Prefeitura”. Pelo número (34) 99774-0616, com atendimento disponível apenas por meio do aplicativo de bate-papo WhatsApp, é possível acessar diversos serviços, entre os quais estão os oferecidos pela Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), as consultas on-line via Médico Virtual e os alertas da Defesa Civil.

Com mais essa facilidade, lançada em outubro de 2019, a gestão Odelmo Leão busca permanentemente ampliar o acesso da população aos serviços públicos, tornando-os mais eficientes, efetivos e próximos de quem reside na cidade.  No “Zap”, basta escolher a opção desejada digitando o número correspondente. Confira abaixo os atendimentos viabilizados pela ferramenta:

  • Dmae: pela opção 2 do “Zap da Prefeitura”, está disponível a emissão de segunda via de contas de água e do carnê de coleta de lixo, certidão de quitação de débito e histórico de consumo. O contribuinte ainda pode notificar vazamentos na rua ou calçada e solicitar religação de água.
  • Procon: o canal apresenta opções para negociação de dívidas, registro de reclamações e denúncia de preços abusivos, além de ser um aliado na identificação de locais com aglomerações ou que descumpram outras diretrizes do Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19.
  • Covid: por este item, o usuário pode obter dados atualizados sobre a pandemia de Covid-19 na cidade e informações gerais sobre a doença, bem como orientações para evitar a propagação de notícias falsas (as chamadas fake news) em torno do tema.
  • Médico Virtual: o recurso de telemedicina amplia o acesso às informações no setor de saúde e contribui também para a segurança da comunidade, uma vez que, pelo WhatsApp, o paciente recebe atendimento, diagnóstico, receitas, atestados com assinatura digital e tira dúvidas sem sair de casa.
  • Mais Negócio: trata-se de uma vitrine virtual para os empreendimentos de Uberlândia, pois permite que a população acesse por tipo de serviço, setor e bairro os mais diversos produtos e comércios catalogados pelos próprios empreendedores
  • Alertas da Defesa Civil: cadastrando CPF e endereço, o morador recebe no smartphone os alertas meteorológicos emitidos pela Defesa Civil
  • IPTU 2020: por esse canal, o contribuinte consulta sua situação junto ao Município referente à quitação do Imposto Predial e Territorial Urbano
  • Telefones úteis: aqui, a população pode conferir o telefone de contato para vários serviços, como aeroporto, hospital, fornecimento de energia elétrica, unidades de saúde do município e órgãos de segurança pública.
Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também