Notícias

Prefeitura fomenta temática “Janeiro Branco” em comunidades terapêuticas

Município disponibilizou aos acolhidos material sobre cuidados com a saúde mental.
26 de janeiro de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Cuidar da mente, ter equilíbrio mental, agregar tranquilidade e leveza aos pensamentos são quesitos que devem ser trabalhados constantemente por todos. Para fomentar a temática “saúde mental” nas comunidades terapêuticas parceiras do município e fortalecer as diretrizes de enfrentamento à dependência química, o projeto Recomeço da Prefeitura de Uberlândia começou a disponibilizar aos acolhidos das instituições um material audiovisual em alusão ao Janeiro Branco.  

O coordenador do Núcleo de Reinserção da Secretaria Municipal de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil, sargento Silvio Rodrigues de Oliveira, explica que, para a composição do vídeo, foram reunidos questionamentos dos próprios acolhidos acerca de temas como depressão, ansiedade e outros quadros mentais. As questões foram respondidas por quatro psicólogas do município em forma de um bate-papo gravado.

Ações permanentes

As ações realizadas nas comunidades terapêuticas são constantes, mesmo durante a pandemia. Desde o ano passado, as atividades estão sendo desenvolvidas de maneira virtual ou por meio de materiais audiovisuais.

Nesse tempo, por meio de parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, foram desenvolvidas diversas palestras e orientações, como por exemplo, no mês de outubro foi feita uma live para abordar o tema IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis), ministrada pelo Dr. José Humberto Caetano Marins. Posteriormente, foi trabalhado o mês conhecido como Novembro Azul, campanha intensiva na prevenção contra o câncer de próstata, por meio de uma live apresentada pelo médico André Augusto Jardim.

Projeto Recomeço

Executado nas comunidades terapêuticas conveniadas com a Prefeitura Municipal de Uberlândia, o projeto contribui nos processos de atenção aos acolhidos e seus familiares, fomentando a motivação individual, o diálogo interpessoal e o fortalecimento de vínculos, como elementos essenciais do processo de reinserção.

As atividades contemplam palestras, orientações para prevenção de recaídas e no auxílio da construção de novos projetos de vida, atividades esportivas e motivacionais, além de oficinas de dança e grafitti.

Confira o cronograma de ações não presenciais realizadas pelo projeto Recomeço nos últimos meses.

Período: junho de 2020

Ação: videoconferência
Tema: Palestra de Prevenção à recaída

Ação: live
Tema: Prevenção às Drogas em Isolamento Social.

Ação: Relaxamento e ginástica dançante

Período: Setembro de 2020

Ação: videoconferência e relaxamento
Tema: Relacionamento Interpessoal

Ação: live e relaxamento com ginástica dançante
Tema: Relacionamento Interpessoal

Período: Outubro de 2020

Ação: videoconferência e relaxamento
Tema: Família

Ação: Live
Tema: IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis)

Ação: Live
Tema: Relaxamento e ginástica dançante

Período: Novembro de 2020

Ação: Live
Tema: Novembro Azul – Prevenção ao Câncer de Próstata

Período: Janeiro de 2021

Ação: Vídeo em formato bate-papo entre psicólogas da área de saúde mental.
Tema: Janeiro Branco – Saúde Mental

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também